Páginas

22 de setembro de 2009

Baptismo!

E foi ontem, dia 21, o grande momento!
Tudo começou pela calorosa Recepção ao Caloiro pelo Reitor da UNL, Director da FCT e pelo Presidente da AEFCT. Foi um grande momento. Os vários cursos gritavam pelos seus cursos, fazendo-lhes justiça, demonstrando o seu orgulho, e rivalizavam com outros cursos, tentando sempre demonstrar uma supremacia que logo, logo caía por terra aquando se gritavam e bradavam as siglas da FCT!
Foi com grande jubilo que se gritou FCT, FCT, FCT, nesta recepção, em que as diferenças entre os cursos são esquecidas e está presente em TODOS o orgulho de se estar na MELHOR FACULDADE DO PAÍS! :D

Igualmente aconteceu no Desfile do Caloiro, mascarados a rigor pelos nossos veteranos, que lá mostravam uma cara bem mais aprazível do que durante as praxes propriamente ditas! (Talvez eles só quisessem meter-nos medo… :P)
Assim lá fomos nós. Do Monte da Caparica até Almada, uma quantidade de quilómetros apreciável, com palavras de ordem, outras de alguma desordem, mas sempre com “a nossa fé”, porque lá estávamos, pelo nosso orgulho e pelo nosso curso.
Terminou no Parque da Paz, tudo a ser baptizado pelos “Padrinhos” dos anos subsequentes ao nosso, todos encharcados, numa festança total, e, claro!, não faltou musica, cerveja, vinho, gente desmaiada, mas acima de tudo, caloiros felizes pelo desfecho apoteótico do desfile!

Gostava de vos mostrar algumas imagens mas não andei com máquina, no entanto deixo a imagem do local onde foi a “molha”! :P



“É um Curso belíssimos,
Com Veteranos fantásticos,
És a nossa Fé!
Força QA, Olé!”

V.

12 comentários:

Andreia disse...

Parece-me muito bonito esse jardim... Deve ter sido um grande loucura! =D

Força Vasco olé olé ! xD
Bj*

Anónimo disse...

Ahhhh Calourada!! :-D

Maravilha... Não fazem pedágio, não? Eheheheh

Então você é bixo*? Ohh, coisa boa... Conciliar as festas e os estudos... Bem, é possível dar conta.

E qual é o seu apelido de batismo? ^^

Vou voltar aqui mais vezes e partilhar alguns "podres" também, eheheh. Adoro isso!

*Assim chamamos os calouros da cidade de São Carlos: bixo para homem, bixete para mulher, eheheh. Não me pergunte por quê...

Anónimo disse...

Ah! Se eu conseguir entrar na universidade no próximo ano, acho que vou fazer um blog também, eheheh. Daí a gente faz uma troca legal.

Unknown disse...

Andreia,
Foi brutal!

GiGi,
Penso que não há apelidos... A não ser que fiquem os das nossas "máscaras"... Se assim for eu sou o radical do grupo funcional do alcool... O Radical... Naaaah, confundiram-me com alguém... LOL
:)

Anónimo disse...

Eheheheheh

Eis alguns por aqui:

Splinter, Reto, Stopa, Skizi, Mestre, Maestro, Rochinha, Marreco, Pink, Cérebro, Barney, Japa, Yoda, Farofa, Peru, Varejão, Feijão, Chupeta, Oito, Boto, Baratinha, Dexter, Bixão, Truta...

Tinha mais um monte, é que não me lembro agora, eheheheh. Cada um tinha uma história.

Era muito engraçado!

Beijos

Anónimo disse...

Aliás, o que são estas máscaras?

Unknown disse...

Ah, máscaras, bem, não o eram realmente, mas máscaras são vestuário de fantasia, coisas que se usam geralmente no carnaval.
Haviam uns com umas camisolas com nomes dos constituintes do ADN, uma Super Química, um representante da biblia da quimica: o Chang, havia a miss e o mister química... Etc.
Mas no fundo não temos nomes de baptismo, pois segundo o código de praxe da nossa faculdade o caloiro não tem direitos e não tem nome excepto: CALOIRO! :D

Anónimo disse...

Entendi: bixo não é gente... É bixo! Eheheheheh :-D

Até que por aí o pessoal é tranquilo! Já aqui pintam-se os coitados com guache (tintas, sabe?), inteirinhos, desde o rosto, a roupa, as calças, enfim. Alguns permitem que cortem o cabelo, por isso no início vemos muitos com o cabelo todo raspado (exceto as mulheres, claro).

No primeiro dia de aula (aula não, né, a primeira semana é a Semana da Calourada) colocam-se os bixos para fazerem o famoso Pedágio, que é simplesmente pedir dinheiro nos faróis pela cidade. Claro, todos pintados. Alguns ficam apenas com um pé do tênis, que lhe é devolvido somente ao final do dia. E ficam lá o dia todo. O dinheiro arrecadado servirá para bancar as festas de socialização depois. É aí que o povo enche a cara...

Enfim, durante a semana há brincadeiras, gincanas, reconhecimento da universidade e ainda o "Trote Solidário", que é arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a instituições de caridade. Isso é bacana, pois além da socialização faz-se um bem para a cidade, digamos assim.

Procurei participar de tudo quando era bixete, inclusive fui pintada duas vezes: no dia da matrícula e na primeira semana. É claro que se eu entrar novamente na facul*, não pretendo fazer isto de novo, eheheh, uma vez que estou já com certa idade e em outra fase.

E é bem por aí... Adoro relembrar!

Beijinhos!

*Facul: gíria referente a faculdade, é bastante usada por aqui.

Anónimo disse...

Você mencionou sobre as camisolas (não seriam camisetas?) com as referidas constituintes, lembrei uma coisa que o pessoal do curso de Ciências Sociais apronta.

Os veteranos fazem os bixos levarem um quadro de um filósofo famoso, nem sei quem é (Nietsche, Marx... Não sei), o qual está já todo sujo de tinta, enquanto gritam: "Soooociais!" E os veteranos: "Mais alto, bixo, mais alto!" ... "Sooooociais!" E assim vão, andando até o local do Pedágio...

Cada doido...

Unknown disse...

GiGi,
Não te preocupes que eu percebi tudo o que disseste! XD

Nós apenas tínhamos uma “moça” – (cá chamamos rapariga) toda pintada de verde. Ela era o Vidrão! LOOOOL (Muita cerveja, precisávamos de um eco-ponto)! :P

Mas por cá também se faz essas brincadeiras de pedir dinheiro, apenas não aconteceu na nossa faculdade.

De resto é muito semelhante com o Brasil, até na música, que penso não ter referido, mas foi do mais puro SAMBA! XD

Esta semana inteira é dedicada aos caloiros, no entanto eu não irei comparecer mais, pois o inicio da "rambóia" é às 14 horas, e eu moro muito longe e tenho que trabalhar de tarde... Mas o importante já passei, e... Bom... Com a minha idade também já não vivo tão intensamente certas coisas... ;)

Anónimo disse...

Ahhhhh... Quantos anos você tem? Uns 23? É novo! ^^

Nesta semana, acontecerá o TUSCA, uma grande festa universitária que reúne inúmeros estudantes de várias universidades. Além de haver jogos e competições esportivas, há algumas festas, inclusive amanhã iniciará a maior delas: o corso.

Na verdade, o corso, antes, era uma espécie de passeata que se iniciava na USP e terminava na UFSCar, ambas distantes alguns quilômetros uma da outra. Resultado: cerca de 10 mil estudantes saíam pelas ruas da cidade brincando, dançando, pulando, enchendo a cara e fazendo "malandragens", com direito inclusive a trio elétrico. Atualmente, isto foi proibido, e a festa, por ordem da prefeitura, deve começar e terminar bem mais cedo, sendo que os estudantes devem permanecer em um lugar fixo.

De fato, eles faziam muita zorra, às vezes exageravam... Enfim ^^ .

Esta festa dura 4 dias. As músicas tocadas são mais axé e funk, não tanto samba.

Lembro-me de que eu ia ao corso, chegava às 4 da manhã em casa e acordava às 7 para ir para a aula às 8 (muita gente fazia isso). Claro que eu ficava capengando o dia todo, né. Hoje, não tenho mais este pique! LOL

Mas foi bom. O que eu podia curtir, eu curti! :-))

Beijinhos!

Ricardo Pereira disse...

Muitos paraéns, julgo que deve ser um momento de dificil descrição... gostava de ter assistido.
julgo ser algo especial de se viver e só que faz parte da casa é que conseguirá perceber a verdadeira emoção que se tem ao gritar a sigla da faculdade.
ãcho que é algo que de facto fica, pelo menos olho á minha volta e vejo k não tenho nem gosto nem orgulho em nada que valha a pena dizer o nome alto... quanto mais aos berros e a sigla do meu local de trabalho não seria de certeza.
parabéns