Páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta exames. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta exames. Mostrar todas as mensagens

29 de julho de 2011

Cento e vinte

Cento e vinte é o número oficial de créditos que tenho neste momento, algo que me transporta a 100% para um terceiro ano de faculdade cheio de trabalho mas de empenho num futuro há muito esperado.
A felicidade seria mais se a média fosse um só valor maior, algo que me ajudaria a garantir uma bolsa de doutoramento, e além disso, se os preços dos passes não estivessem a aumentar. Pois já a partir de Setembro pagarei cerca de 90€ mensais para me deslocar para a faculdade, algo medonho para alguém que recebe só 2,5 vezes mais que isso mesmo.

Entre outras novidades gostaria de revelar que o acesso ao curso de Engenharia Química e Bioquímica na FCT-UNL ficou facilitado pela eliminação de um critério que é o exame de matemática, deixando de ser obrigatório. Ao principio achei cómico não se exigir matemática para um curso de engenharia (que é em si só uma disciplina apesar de se lhe pendurarem químicas e físicas e nanos e biocoisas).
Depois lembrei-me das palavras de uma pessoa: "nós não fazemos concorrência às outras faculdades". As palavras são fáceis de proferir, as acções demonstram logicamente o contrário. O mesmo curso no ISEL exige sempre matemática e tem a opção de curso nocturno. O curso de Engenharia Química no IST além da elevada média de entrada também exige a matemática dos seus candidatos.

Continuo a gostar da minha faculdade. Mas não consigo deixar de me sentir desiludido com algumas opções que a mesma adopta. Mais fundamentos para o facilitismo, uma epidemia que se espalha do ensino secundário para o universitário. 
Como serei eu visto, dentro de uns anos, se as mesmas políticas continuarem a ser aplicadas nesta faculdade, sendo que as demais instituições primem por uma excelência que a nossa ignora?

Espero que não seja tarde para um dia esta faculdade voltar atrás nestas opções que considero erradas.
Links:

3 de julho de 2011

Fim do 4º semestre

Das cinco cadeiras deste semestre, três estão feitas de forma confirmada. Uma, ainda me falta: química física II, pois quando devia estar a estudar para o exame normal estava com uma bela insolação. Assim lá fui eu passear ao exame, ver as perguntas típicas, o  que me saiu caro pela vergonha de me ter esquecido da máquina gráfica no auditório e de ter recebido mail do professor para a ir buscar (tenham em conta que tinha “auxiliares de memória” na máquina, mas nem era minha intenção usá-los -- raramente os uso, faço-os sempre).

Entretanto, quanto a Biologia Molecular, cadeira cujo exame foi há mais de duas semanas, ainda não sei se passei ou não pois as notas insistem em não sair.

Soube agora que os professores apenas têm obrigação de publicarem os resultados dos exames de época normal até 3 dias antes do de recurso. Esta mentalidade, a de um professor se permitir deliberadamente de chegar ao limite do prazo é irresponsável, no mínimo.

Em cadeiras com 200 alunos, sabendo que a maioria vai a exame normal, muitos, pelos mais diversos motivos, quererão rever a prova antes do recurso. E quanto mais cedo melhor! Pois não me parece humanamente possível um professor “atender” cerca de 200 alunos em dois dias, antes do exame de recurso. Isto leva aos maus resultados, às reprovações, e aos facilitismos em anos posteriores (como acontece em Elementos de Análise E Álgebra I e II em que alunos chegaram a ter 20,5 valores num teste(!)).

Lamento estar a escrever isto no meu blog. Aliás, sinto repulsa. Mas esta é a vida de um universitário: eu. A faculdade que frequento, pela qual nutro um carinho especial, sofre com as atitudes de cada um. Atitudes individuais que geram desordem (ou entropia citando o termo do professor Abel). Estas posições face às responsabilidades levam a faculdade para rankings cada vez mais baixos, pois esta não é feita das médias dos alunos mas sim da qualidade com que estes desempenham as capacidades, adquiridas no mundo académico, em ambiente de trabalho.


3 de junho de 2011

Diplomados & Exames

O curso está a acabar para os meus veteranos. Não todos, infelizmente, mas para bastantes. A queima das fitas já foi e agora está na hora de prestar as últimas provas.
Destaco os diplomados que já acabaram o curso:

Não são poucos os que acabam todos os anos o nosso curso, embora nem todos do mesmo ano (tome-se como exemplo que este ano já existe um diplomado que era aluno do ano anterior e provavelmente só acabou em época especial).

Agora também está na hora de eu prestar contas. Mas estou tão cansado e com uma moleza que não me apetece fazer nada! AAAAAH Vamos a isto...
Uma cadeira já acabou... Faltam 4 para o Verão me invadir as ideias.    ; )

15 de fevereiro de 2011

Começou

Um novo semestre começou. Horário fantástico que tenho, quase sem aulas à tarde (isto depende um pouco das práticas), e com quarta-feira livre para dormir até às tantas.
Há sempre alguns aspectos negativos também... Microbiologia tem muitos alunos inscritos. Eu disse muitos? Andamos pelos 200 alunos a respirar o mesmo ar suado de um auditório com uma péssima acústica durante uma hora e meia. Não se compreende como é que, havendo tantos alunos, não se fazem turnos nem que seja para facilitar a tarefa do professor, que tem de estar sempre a mandar calar. 
Por falar no professor de microbiologia... Nunca pensei que alguém me parecesse tão cómico ao ponto de me fazer rir cada vez que olho para ele, e não é uma patologia de foro psiquiátrico meu! Várias pessoas estavam com a mesma reacção! Ao menos isso, mesmo que não goste da cadeira, levo-a com alguma descontracção.
Enfim... Mais coisas chatas que podia aqui contar, que resumo: tenho testes, muitos, aos sábados de manha (-.-'), alguns às quartas, por vezes 2 seguidos (-.-''), e muita muita matéria para estudar desde já...

Ainda agora comecei e já me sinto cansado, mas confesso que não tenho dormido muito (o meu relógio interno ainda está em horário de férias e as greves dos comboios fazem levantar-me mais cedo).

12 de dezembro de 2010

Exames

A época de mostrarmos o que sabemos está à porta!
Só me aflige Estatística, que odeio... A sério, o prof até é simpático e tal, mas não posso com aquela matéria. Só espero que isto seja como no semestre passado a IEQB (Introdução à Engenharia Química e Bioquímica), que não percebi nada de ínicio e só duas semanas antes do exame é que estudei. Acabei a cadeira com 19...
Já se estatistica se chamasse: Estatística Aplicada à Química e Bioquímica (EAQB) - isto não existe, mas seria engraçado - eu talvez tivesse mais interesse... LOL. É a ultima cadeira que me falta de matemática... Vamos ver se não fica apara o ano que vem!

Boa sorte aos que estão na mesma fase que eu e bom estudo!


1 de dezembro de 2010

Procura-se: férias

Perderam-se algures entre o norte e o sul do País e dou recompensa a quem encontrar e as devolver! ;)

O semestre está mesmo a acabar, e com isso os exames a espreitarem ali por cima da colina do 2011... Agora corre-se, cada vez mais rápido. Será que atravesso a meta a todas as cadeiras no sprint final? Vamos ver...

Fiz uma ligação na sidebar de um blog interessante da minha faculdade: