Páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta férias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta férias. Mostrar todas as mensagens

24 de agosto de 2011

Monodonta sp

Hoje fui à praia. Apanhei no meio das rochas algumas algas com um aspecto filamentoso e um caracol, ao que tudo parece um Monodonta sp.
Ao chegar a casa lá me meti a investigar, mais sobre o caracol, pois este despertou-me imenso interesse. A sua concha tem um brilho fascinante da parte de dentro e decidi raspar um pouco o lado de fora. Logo descobri que o brilho iridescente aparecia depois de algumas camadas verdes e castanhas serem retiradas. Ao que parece a concha é essencialmente constituída por aragonite, uma forma do carbonato de cálcio, com muitos outros átomos misturados, mas em menor quantidade.

O caracol também tem outra coisa interessante, uma espécie de “dente”, algo que ele usa para se proteger dos predadores. Decidi ver mais de perto esse tal dente: à primeira vista tem as mesmas características e composição que a casca mas é menos rígido, ou seja, parece que é um pouco mais fino que a casca. Tem um padrão circular interessante, e as pontas refractam a luz de uma forma muito bonita (bastante semelhante ao interior da casca).
Fica aqui o vídeo que fiz com o meu DIY EyeToy microscope.


Quase como uma superfície lunar, parece ter crateras! E tem um aspecto fascinante, com vários anéis perfeitamente distinguíveis.


Não seria interessante poder replicar a casca de um gastrópode, em madrepérola, bonita e resistente, para fazer produtos que sirvam os nossos propósitos de forma amiga do ambiente, inovadora e muito mais sustentável?
Quem sabe, um dia podemos viver em grandes prédios de madrepérola em forma de caracol!  ; )


Esta TED Talk fala um pouco de biomimetismo e o seu poder inovador na nossa sociedade.

embed> object>




18 de agosto de 2011

Férias com projectos

Ah... Que bom estar de férias! Como é costume já iniciei centenas de coisas que não vou acabar, ou que nem as começo. Uma delas, por acaso até está a desenvolver-se bem; é o meu novo site: Spreading Chemistry

Curiosos? Visitem! E mais não digo! XD
Boas férias!

15 de julho de 2011

Férias

Hoje estou oficialmente de férias, e parece que vou continuar na curta lista (de 3 ou 4 elementos), de geeks, sem cadeiras em atraso! XD
Boas férias, boa praia e bons festivais de verão!!!!

19 de abril de 2011

A minha agenda

Há três anos atrás comecei a utilizar agendas. Não electrónicas, mas sim em papel, pois as dos telefones são quase intocáveis, ou seja, praticamente não se inscrevem no nosso quotidiano, devido à sua inerente futilidade expressa num gadget sempre desactualizado.
Uma agenda precisa de ser palpável. Preciso de lhe sentir o cheiro do papel, sentir a textura e personalizá-la a meu gosto. Precisa de ser mais que um registo que passada a data do evento se apaga e esquece, é necessário ser algo que ali ficou, para mais tarde se consultar, por muito fútil que às vezes a nota possa parecer.
Estou grato a quem me apresentou os Moleskine. Embora caros (mais do que deveriam), fazem já parte de mim, como uma cultura. Uma agenda com história, já utilizada por van Gogh, Picasso, Hemingway...
Não é apenas um capricho, embora seja fiel à marca. Chateia-me ver “cópias” que lembram os originais, como por exemplo os da Book.it.
Estou numa semana calma. Uma das poucas em que a minha agenda apenas diz: férias. Mas vai acabar tão rapidamente... E vou entrar numa semana que tem aulas, práticas, dúvidas com os professores, testes marcados, gabinetes reservados, horários de trabalho, renovação dos empréstimos dos manuais... Mas ela está sempre comigo.

Obrigado Ritchie. ; )

15 de abril de 2011

Quorum Ballet

Foi hoje, dia 15 de Abril, o dia de ver o espectáculo Substâncias do Quorum Ballet, numa aliança entre a arte e a ciência química.
Sem dúvida que é um espectáculo a não perder em especial por ser o Ano Internacional da Química. Este reflecte a química (inorgânica), nas interacções humanas, fazendo uma transposição personificada dos elementos (ouro, prata, cobre, sódio, iodo, bromo e enxofre).

"A Química é algo omnipresente e, a Dança, uma das formas de "explicar" as omnipresenças". Daniel Cardoso, Director Artístico.


Aproveito para dizer... BOA PÁSCOA! ; )

7 de fevereiro de 2011

4º Semestre a caminho...

Ah, que bom estar de férias! (Apesar de ter um exame de melhoria amanha). Passei a estatística, o que me deixa muito feliz e descontraído. A meio do curso e sem cadeiras em atraso... Que feliz que estou! =D Fazer o 3º ano sem ter de estar a repetir cadeiras é um alívio muito grande, acreditem, pois essas cadeiras já dão muito trabalho - não esquecendo  projecto no último semestre, que vale 15 créditos.
Entretanto, os horários deviam ter saído faz hoje 8 dias, e como seria de esperar, estão atrasados, e parece que só saem "amanha de manhã". Dizem-nos para não desesperarmos, mas a verdade é que o bichinho carpinteiro vai provocar uma avalanche de log in na plataforma do CLIP que o mais provável é aquilo ir tudo a baixo. XD Ou seja, está tudo na mesma. ; )


26 de janeiro de 2011

Fim do 3º Semestre

Estou definitivamente de "férias" pois só voltarei às aulas dia 14 de Fevereiro, embora ainda tenho duas melhorias de nota para fazer.
E estatística? Ah pois! O exame já passou fez hoje dois dias, mas não conto chumbar até porque correu-me bastante melhor do que esperava. Foram duas semanas muito complicadas depois de ter chumbado ao exame de época normal de estatística. Seria a única cadeira que iria deixar para trás, e a ideia de isso acontecer era muito desmotivadora. Quero continuar na curta de lista de quem não tem nenhuma cadeira em atraso e até agora parece que fui bem sucedido.
Entretanto, o 4º semestre está a começar, e em menos de nada: ESTOU A MEIO DO CURSO!
Ainda me lembro da felicidade que senti ao entrar na faculdade, e agora vejo um destino cada vez mais próximo, que é o fim do curso, e espero, um bom emprego. **Vou continuar a sonhar que não serei um recente licenciado no desemprego**.
Neste próximo semestre gostava imenso de fazer uma cadeira extra-curricular que pertence ao perfil de Química Orgânica (eu escolhi Biotecnologia), mas para tal tenho que pagar 1/10 da propina, o que me deixa bastante desconfortável. É só dinheiro, mas já me é difícil pagar as propinas... Ainda mais 100€ é complicado, mas Sistemas de Informação Documentação e Propriedade Industrial é uma cadeira que me é importante, pois gosto da ideia de se saber informar o público do nosso trabalho, da ciência, saber divulgar e chegar a informação a todos, e saber redigir correctamente relatórios e artigos científicos com fontes fidedignas.

Mais notícias acerca do inicio do semestre ficarão para breve!
________________________________________________________________________
Pequena rubrica: Aqui Dorme-se
Isto é tão comum nos sofás da biblioteca que não impressiona ninguém, nem que seja por não sermos filosofos, já não nos extasiamos com o que vemos todos os dias e o que achamos impressionante e fascinante num dia, no outro torna-se banal.
Não me quero tornar numa pessoa banalizante das coisas comuns, por muito simples que sejam, mas aqui não é o caso. Isto não é comum.


Sim, é verdade. É estranho para quem vê uma vez, mas estas imagens são de dias diferentes. Podia ter muitas mais, pois penso que vi a mesma coisa todos os dias.
Não me incomoda, mas parece-me que uma faculdade serve para outras coisas não é? =D

9 de setembro de 2010

Deprimido

Estou muito ausente do blog não é? E porquê? Porquê?
Porque ando deprimido... A verdade é que as férias são uma gaita, não me servem para muito mais que esperar pelo próximo semestre!
Moro longe dos meus amigos; relativamente longe da praia (não tenho transporte directo nem companhia); sou pobre como a merda (desculpem a expressão), e não posso tirar férias para lado nenhum...

Isto causa-me mesmo uns maus sentimentos... Felizmente tenho quem me apoie e me tire desta estase ao fim do dia. É o que me mantém minimamente são.

Entretanto, estando as aulas a começarem, boas notícias: em principio o meu horário vai ser muito bom, sendo que sairei 3 dias por semana às 14 horas e os outros às 16 e às 18. Nada mau mesmo, assim vou ter tempo para estudar (daqui a uns meses digo que não chega), e para a minha natação... Que começa para o mês que vem porque estou a contar tostões até ao fim do mês. (Pobre é assim, conta o dinheiro e faz ginástica até mais não!)

Ser pobre é uma merda! Mas tenho cada vez mais certeza de uma coisa... Atinge-se assim uma maior riqueza de espírito e de conhecimento da realidade.


Um à parte... Ontem estive na escola secundária onde me formei, convidado pela direcção a assistir à entrega dos diplomas dos meus sucessores. Foi muito interessante, e fiquei feliz por ter passado uma horinha com uma professora em que vejo um modelo feminino perfeito. Uma grande mulher.
Saudades.

26 de agosto de 2010

Fim das férias...

As férias escolares estão mesmo a acabar e eu, para variar, não fiz metade do que queria. 
Como sempre faço planos para tudo menos para fazer nada, e acabo por fazer exactamente isso: nada, o que nem é assim tão mau, sinto-me descansado embora não tenha estimulado a moleirinha que precisa de trabalhar a valer já a partir de 13 de Setembro.

Não rever matéria associado a não arrumar a casinha nova – ainda com caixas da mudança, deixa-me um pouco em baixo, então hoje lá estive cheio de força a meter o que não interessava na arrecadação e a arrumar a recente mini-oficina num cantinho da área de trabalho cá de casa.

Mas não fazer mesmo, mas mesmo nada, só sendo gato! ;)


 Sempre a dormir, o raio da gata! (Ou monstro, como diz a minha querida amiga Channa xD )