Páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta química. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta química. Mostrar todas as mensagens

24 de agosto de 2011

Monodonta sp

Hoje fui à praia. Apanhei no meio das rochas algumas algas com um aspecto filamentoso e um caracol, ao que tudo parece um Monodonta sp.
Ao chegar a casa lá me meti a investigar, mais sobre o caracol, pois este despertou-me imenso interesse. A sua concha tem um brilho fascinante da parte de dentro e decidi raspar um pouco o lado de fora. Logo descobri que o brilho iridescente aparecia depois de algumas camadas verdes e castanhas serem retiradas. Ao que parece a concha é essencialmente constituída por aragonite, uma forma do carbonato de cálcio, com muitos outros átomos misturados, mas em menor quantidade.

O caracol também tem outra coisa interessante, uma espécie de “dente”, algo que ele usa para se proteger dos predadores. Decidi ver mais de perto esse tal dente: à primeira vista tem as mesmas características e composição que a casca mas é menos rígido, ou seja, parece que é um pouco mais fino que a casca. Tem um padrão circular interessante, e as pontas refractam a luz de uma forma muito bonita (bastante semelhante ao interior da casca).
Fica aqui o vídeo que fiz com o meu DIY EyeToy microscope.


Quase como uma superfície lunar, parece ter crateras! E tem um aspecto fascinante, com vários anéis perfeitamente distinguíveis.


Não seria interessante poder replicar a casca de um gastrópode, em madrepérola, bonita e resistente, para fazer produtos que sirvam os nossos propósitos de forma amiga do ambiente, inovadora e muito mais sustentável?
Quem sabe, um dia podemos viver em grandes prédios de madrepérola em forma de caracol!  ; )


Esta TED Talk fala um pouco de biomimetismo e o seu poder inovador na nossa sociedade.

embed> object>




20 de maio de 2011

O cheiro da terra

Sabem aquele cheiro repentino a terra molhada quando chove num chão quente? Acontece muito por esta altura, e é um cheiro de que gosto imenso. Este é devido à geosmina, um químico libertado por várias bactérias, tais como a Streptomyces griseus.

17 de maio de 2011

EuroBachelor

Licenciatura com certificado internacionaleurobachelor.jpgA Licenciatura foi certificada com a qualificação internacional Eurobachelor®.
A obtenção do certificado resultou de uma avaliação internacional com visita à Faculdade de avaliadores estrangeiros para entrevistas a alunos e professores, observação de instalações e análise de programas e procedimentos.
Para além de ser uma garantia de qualidade e transparência, que confere empregabilidade à licenciatura em Química Aplicada, a qualificação “Eurobachelor” garante aos licenciados uma mais fácil mobilidade internacional, por exemplo ao dar acesso a cursos de segundo ciclo (Mestrado) em outras instituições internacionais também certificadas com o “Eurobachelor”.
Informação detalhada sobre a certificação Eurobachelor® está disponível emhttp://www.eurobachelor.eu


Esta é a informação acerca do EuroBachelor da minha licenciatura, disponível no site da FCT, secção para candidatos. Mas desenganem-se os futuros alunos desta faculdade. Aparentemente há alguns desacordos em relação à importância deste "Label", com uma única justificação: "Não há nenhuma razão objectiva para dar importância a esse certificado.".

Se me levasse pelos sentimentos como antes, tinha extrovertido um misto de raiva e revolta para com tais afirmações. Leva a crer que a publicidade vale mais que o próprio currículo.

Ainda se perguntam porque será que há pouco sucesso escolar e poucos alunos.  

6 de novembro de 2010

Química Orgânica


O que é que aconteceu nesta aula?
Chateados de ouvir perguntas parvas às quais sabíamos as respostas eu e a Channa lá nos posemos a desenhar... Ela fez a cara a dormir, e eu, embrenhado pelos mecanismos de Química Orgânica II fiz um brometo a atacar a sleeping face. XD

Enfim...




_____________________________________
Ao fim do dia decidi passear por Sintra e descobri a famosa e requintada casa de chá da Raposa novamente de portas abertas.
Podem ter uma ideia de como está o sítio actualmente no site: A Raposa.
Tenho só a dizer-vos que odiei as mudanças que fizeram. Mas o carinho que sinto por esta casa vão fazer-me voltar lá em breve para um chá, e desta vez muito bem acompanhado.








(Estas fotos são um exemplo do que NÃO mudou, felizmente)

23 de setembro de 2010

Piridina

Já vos disse que a piridina é dos produtos químicos que mais odeio?
Para além de muito perigosa (e de haver um mito(?) de que causa impotência!), tem um cheiro insdescritivelmente horroroso. A coisa mais semelhante àquele "cheirinho" será delicias do mar descongeladas e apodrecidas há meses.
Amanhã lá terei de trabalhar com essa preciosidade, mas vai ser de luvas, bata, óculos, máscara, na hotte, e a conter a minha respiração...

Wish me luck...

P.S.: Desculpem a ausencia dos vossos blogs... Já sabem como é esta vida. ; )