Páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta stress. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta stress. Mostrar todas as mensagens

3 de julho de 2011

Fim do 4º semestre

Das cinco cadeiras deste semestre, três estão feitas de forma confirmada. Uma, ainda me falta: química física II, pois quando devia estar a estudar para o exame normal estava com uma bela insolação. Assim lá fui eu passear ao exame, ver as perguntas típicas, o  que me saiu caro pela vergonha de me ter esquecido da máquina gráfica no auditório e de ter recebido mail do professor para a ir buscar (tenham em conta que tinha “auxiliares de memória” na máquina, mas nem era minha intenção usá-los -- raramente os uso, faço-os sempre).

Entretanto, quanto a Biologia Molecular, cadeira cujo exame foi há mais de duas semanas, ainda não sei se passei ou não pois as notas insistem em não sair.

Soube agora que os professores apenas têm obrigação de publicarem os resultados dos exames de época normal até 3 dias antes do de recurso. Esta mentalidade, a de um professor se permitir deliberadamente de chegar ao limite do prazo é irresponsável, no mínimo.

Em cadeiras com 200 alunos, sabendo que a maioria vai a exame normal, muitos, pelos mais diversos motivos, quererão rever a prova antes do recurso. E quanto mais cedo melhor! Pois não me parece humanamente possível um professor “atender” cerca de 200 alunos em dois dias, antes do exame de recurso. Isto leva aos maus resultados, às reprovações, e aos facilitismos em anos posteriores (como acontece em Elementos de Análise E Álgebra I e II em que alunos chegaram a ter 20,5 valores num teste(!)).

Lamento estar a escrever isto no meu blog. Aliás, sinto repulsa. Mas esta é a vida de um universitário: eu. A faculdade que frequento, pela qual nutro um carinho especial, sofre com as atitudes de cada um. Atitudes individuais que geram desordem (ou entropia citando o termo do professor Abel). Estas posições face às responsabilidades levam a faculdade para rankings cada vez mais baixos, pois esta não é feita das médias dos alunos mas sim da qualidade com que estes desempenham as capacidades, adquiridas no mundo académico, em ambiente de trabalho.


17 de maio de 2011

EuroBachelor

Licenciatura com certificado internacionaleurobachelor.jpgA Licenciatura foi certificada com a qualificação internacional Eurobachelor®.
A obtenção do certificado resultou de uma avaliação internacional com visita à Faculdade de avaliadores estrangeiros para entrevistas a alunos e professores, observação de instalações e análise de programas e procedimentos.
Para além de ser uma garantia de qualidade e transparência, que confere empregabilidade à licenciatura em Química Aplicada, a qualificação “Eurobachelor” garante aos licenciados uma mais fácil mobilidade internacional, por exemplo ao dar acesso a cursos de segundo ciclo (Mestrado) em outras instituições internacionais também certificadas com o “Eurobachelor”.
Informação detalhada sobre a certificação Eurobachelor® está disponível emhttp://www.eurobachelor.eu


Esta é a informação acerca do EuroBachelor da minha licenciatura, disponível no site da FCT, secção para candidatos. Mas desenganem-se os futuros alunos desta faculdade. Aparentemente há alguns desacordos em relação à importância deste "Label", com uma única justificação: "Não há nenhuma razão objectiva para dar importância a esse certificado.".

Se me levasse pelos sentimentos como antes, tinha extrovertido um misto de raiva e revolta para com tais afirmações. Leva a crer que a publicidade vale mais que o próprio currículo.

Ainda se perguntam porque será que há pouco sucesso escolar e poucos alunos.  

12 de março de 2011

GAR - 12 de Março 2011

Foi extenuante mas sem dúvida que valeu a pena. Duzentas mil pessoas. 200 000!!! Um grande número sem dúvida.
Obviamente os Homens da Luta foram a principal "palavra de ordem" da manifestação. O que mais me surpreendeu foi a empatia entre várias gerações, a grande heterogeneidade de idades presentes. Não só os tipo GAR, mas jovens-adultos, jovens, algumas crianças e seus pais, avós! Fomos abordados algumas vezes por pessoas mais velhas que nos motivaram, que nos transmitiram os seus desejos, um pouco da sua sabedoria e conhecimento e conhecemos casos reais de pessoas que SOFREM com a situação precária do país.
Uma senhora que perdeu um filho com um ataque de coração dizia que tudo indica que foi o stress  por não encontrar emprego à tanto tempo (ironicamente na semana seguinte à sua morte este conseguiria entrar para a Microsoft, na sequência de uma carta com resposta positiva à entrevista de emprego). A senhora leu-nos o texto que fez para o governo... Algo que me fez ter de controlar muito para não chorar (a lágrima não escorreu, mas esteve lá).
Ainda antes fomos abordados por um septuagenário entusiasta do protesto, que viveu o 25 de Abril e nos apoiava. Insistiu na divulgação da sua admiração por um poeta, Guerra Junqueiro, e acabou por nos oferecer pequenos documentos com algumas palavras sobre o mesmo. Podem consultar aqui o meu exemplar.
Ao que parece este foi um dos poetas e escritores que na altura se opunham ao regime, demasiado lúcidos para a sua época, e quem sabe para qualquer uma.

Ficam as fotos, que por hoje o cansaço não me permite escrever mais e amanha é dia de compensar o trabalho que não fiz hoje. : )


Que giro, podia ser eu, mas com 7 anos de casa já estou a frequentar o doutoramento em caixa de Pingo Doce!

Estimou-se 200 mil pessoas no protesto só em Lisboa!!!!





Não são só jovens presentes nesta manifestação. Todas as gerações, avós, pais, filhos e netos estão solidários com a causa GAR.

Uma excelente pergunta...

Um país mais ou menos...


Assistiu-se às mais variadas formas de protesto.

Este cartaz foi o que me fez rir mais!

Centenas de registos iguais ao meu... ; )

Jel e companhia a cortar o transito do Marquês chamando os protestantes para perto deles. A polícia cedeu rapidamente à vontade da população.

12 de dezembro de 2010

Exames

A época de mostrarmos o que sabemos está à porta!
Só me aflige Estatística, que odeio... A sério, o prof até é simpático e tal, mas não posso com aquela matéria. Só espero que isto seja como no semestre passado a IEQB (Introdução à Engenharia Química e Bioquímica), que não percebi nada de ínicio e só duas semanas antes do exame é que estudei. Acabei a cadeira com 19...
Já se estatistica se chamasse: Estatística Aplicada à Química e Bioquímica (EAQB) - isto não existe, mas seria engraçado - eu talvez tivesse mais interesse... LOL. É a ultima cadeira que me falta de matemática... Vamos ver se não fica apara o ano que vem!

Boa sorte aos que estão na mesma fase que eu e bom estudo!


21 de outubro de 2010

Jantar

Não fui ao jantar de curso...
- Acabei agora (19:15) um trabalho de Métodos Instrumentais de Análise;
- Estão para confirmar se tenho um teste da mesma cadeira este sábado;
- Amanha tenho um relatório de Química Orgânica II para entregar;
- Segunda tenho um teste de Química Física I;
- Tenho várias práticas para preparar para a semana que vem.

"Podes fazer muita coisa no fim de semana"
Eu: "Não, não posso, pois com ou sem teste no sabado de manha, trabalho resto do dia todo, e domingo idem!"
>=(

18 de outubro de 2010

Hoje:

O dia começou muito mal...
Perdi um caderno de laboratório importante, faltei às teoricas porque adormeci, esqueci de preparar a aula prática (arriscando-me a ficar sem frequência).
Os professores não verificaram se preparámos a aula, encontrei o caderno... Ah! E os meus colegas gostaram do meu novo furo. XD

Afinal tudo acabou bem. Só é pena que continuo cheio de trabalho!

________
Adoro esta música do Philip Glass. É do CD Liquid Days, e creio que é do meu ano: 86. Enjoy!





















If you had no name
If you had no history
If you have no books
If you had no family

If it were only you
Naked on the grass
Who would you be then?
This is what he asked
And I said I wasn't really sure
But I would probably be
Cold

And now I'm freezing
Freezing