Páginas

21 de setembro de 2010

Universidade Nova ultrapassa Coimbra no ranking das melhores do mundo

 Notícia daqui.

Pela primeira vez em cinco anos, a Universidade Nova de Lisboa ultrapassou a Universidade de Coimbra no ranking britânico "QS Top World Universities 2010". A lista, que este ano é publicada pela primeira vez em separado do Times Higher Education Supplement, avaliou 600 instituições e colocou a Universidade Nova na 384º posição e a Universidade de Coimbra em 396º lugar, descendo 30 lugares. São as duas instituições portuguesas mais bem cotadas e as únicas a figurarem entre as 400 melhores universidades do mundo.

A Universidade do Porto, colocada no patamar 451-500, e a Universidade Católica Portuguesa (501-550) são as restantes instituições portuguesas que surgem no ranking internacional publicado ontem pela organização britânica QS, mas que permanecem atrás das universidades Nova e de Coimbra tal como vem acontecendo desde 2005.

As mudanças, no entanto, não acontecem apenas entre as instituições nacionais. Este ano, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) também destronou pela primeira vez a Havard (EUA), que passou para o segundo lugar da lista britânica. Mas são os Estados Unidos a liderar as melhores universidades do mundo: 13 entre as 20 primeiras instituições de ensino superior são americanas. Reino Unido é o segundo país mais bem colocado com quatro universidades no top 20. Neste ranking, a rivalidade é claramente entre ingleses e americanos, já que é só a partir do 18.º lugar que começam a surgir as universidades de outros países, como TEH Zurich (Suíça), a McGill, no Canadá (19.º lugar) ou a Australian National University, na Austrália (20.º lugar).

RIVALIDADE. Em Portugal, a competição continua a ser entre as universidades Nova de Lisboa - com 30.2 pontos na avaliação global - e a de Coimbra, com 29 pontos no total. E, este ano, foram sobretudo os critérios de "Empregabilidade" e de "Internacionalização do Corpo Docente" que permitiram as duas instituições distanciarem-se uma da outra. Numa escala de zero a 100, a Universidade Nova obteve 29 pontos na taxa de emprego entre os seus estudantes; Coimbra surge muito atrás com 12 pontos. Quanto ao prestígio internacional dos professores, a Nova ficou mais bem colocada com 20 pontos e Coimbra com 9. A "Relação professor/aluno" tem também melhor cotação na Nova (43 pontos) do que na Universidade de Coimbra (29 pontos).

É no critério "Reputação Académica" que a Universidade de Coimbra (41 pontos) consegue superar a Nova, que neste capítulo apenas angariou 32 pontos. A pontuação das duas instituições é semelhante nos restantes parâmetros de avaliação. A Universidade de Coimbra conquistou 33 pontos no critério de "Número de Estudantes Estrangeiros" enquanto que a Nova acumulou 32 pontos.

"Internacionalização" ou "Número de vezes em que a universidade é citada em investigações científicas" são os restantes parâmetros em que as duas instituições surgem quase empatadas. A Nova, com 32 valores, perde por apenas um ponto no capítulo do prestígio internacional e a Universidade de Coimbra ganha novamente por um ponto na investigação internacional.

1 comentário:

Blog Liker disse...

E muito bem! :)