Páginas

3 de julho de 2011

Fim do 4º semestre

Das cinco cadeiras deste semestre, três estão feitas de forma confirmada. Uma, ainda me falta: química física II, pois quando devia estar a estudar para o exame normal estava com uma bela insolação. Assim lá fui eu passear ao exame, ver as perguntas típicas, o  que me saiu caro pela vergonha de me ter esquecido da máquina gráfica no auditório e de ter recebido mail do professor para a ir buscar (tenham em conta que tinha “auxiliares de memória” na máquina, mas nem era minha intenção usá-los -- raramente os uso, faço-os sempre).

Entretanto, quanto a Biologia Molecular, cadeira cujo exame foi há mais de duas semanas, ainda não sei se passei ou não pois as notas insistem em não sair.

Soube agora que os professores apenas têm obrigação de publicarem os resultados dos exames de época normal até 3 dias antes do de recurso. Esta mentalidade, a de um professor se permitir deliberadamente de chegar ao limite do prazo é irresponsável, no mínimo.

Em cadeiras com 200 alunos, sabendo que a maioria vai a exame normal, muitos, pelos mais diversos motivos, quererão rever a prova antes do recurso. E quanto mais cedo melhor! Pois não me parece humanamente possível um professor “atender” cerca de 200 alunos em dois dias, antes do exame de recurso. Isto leva aos maus resultados, às reprovações, e aos facilitismos em anos posteriores (como acontece em Elementos de Análise E Álgebra I e II em que alunos chegaram a ter 20,5 valores num teste(!)).

Lamento estar a escrever isto no meu blog. Aliás, sinto repulsa. Mas esta é a vida de um universitário: eu. A faculdade que frequento, pela qual nutro um carinho especial, sofre com as atitudes de cada um. Atitudes individuais que geram desordem (ou entropia citando o termo do professor Abel). Estas posições face às responsabilidades levam a faculdade para rankings cada vez mais baixos, pois esta não é feita das médias dos alunos mas sim da qualidade com que estes desempenham as capacidades, adquiridas no mundo académico, em ambiente de trabalho.


4 comentários:

Delilah disse...

Muita verdade!
A faculdade de Setúbal por exemplo, têm datas próprias para saírem as notas. Nem antes, nem depois, saem todas naquele dia, o que é óptimo pois escusam de estar sempre a ir verificar se já está ou não, e não permite que coisas destas aconteçam.

Quanto à máquina, eu recebi o mail, mas não sabia que era tua... ainda por cima com cábulas oh car*lho!
ahahahah és meeeeeesmo totó.

**

Unknown disse...

XD
amanha vou buscá-la... lol

abc disse...

pelos vistos o sistema de avaliação e a bela física continua a dar muito que falar na FCT LOL.
Uma amiga minha estudou lá 4 anos e ela relatava-me cada coisa de bradar aos céus.

boa sorte ;)

Unknown disse...

A faculdade tem coisas más, mas são mais as boas Cláudia, daí não precisar de sorte. ; )

As notas de BM já saíram! UFFf
Acabei com 16! yupi