Páginas

16 de fevereiro de 2011

Erlenmeyer de ouro

Quantos filmes e músicas passam pela nossa vida? Centenas? Talvez até mais, pelo menos actualmente – note-se bem que antes havia muito menos, mas com certeza com uma grande qualidade.

 Criaram-se Óscares, Grammys, Globos de Ouro,... Enfim, tudo o imaginável para as celebridades que preenchem as prateleiras de qualquer tabacaria e que forram o quiosque da esquina num formato fundamentalista (no que toca ao cor-de-rosa e a manchetes).  Depois, fogem dos paparazzi, aparecendo sempre, claro; são notícia – casam, descasam, têm filhos, adoptam, doam dinheiro, andam sem cuecas, morrem. São pessoas. Com defeitos por vezes incompreensíveis, outras vezes já mundanos. Outros, poucos, talvez os mais velhos, os mais experientes ou os mais sinceros, vivem num glamour especial, numa passadeira vermelha invisível.


Ganham prémios e são reconhecídissimos pelo seu trabalho, pelo seu contributo a nível mundial, para a população. E são tantos os prémios.
Porque não um prémio para o melhor advogado do ano? Ou o melhor cantoneiro! Porque não o melhor recepcionista; carteiro; operador de caixa; jardineiro; médico; juiz; químico...
 

O erlenmeyer de ouro vai para... A vassora de ouro vai para... O envelope de ouro vai para... O martelo de ouro vai para...

Estas pessoas são simples, talvez bastante mais que um cantor, ou uma actriz. São homens e mulheres como estes últimos, uns vivem melhor, outros nem por isso, mas todos contribuem, de uma forma ou de outra, para a sociedade. Quem nos receberia a correspondência sem ninguém para a entregar? Quem nos venderia os bens essenciais? Quem manteria as ruas limpas e transitáveis? Quem descobriria novas curas, fabricaria novos polímeros, novos combustíveis?
Ponderando bem, o contributo que um cantor ou um actor dá à sociedade é apenas uma fracção do que esta última necessita, não deixando de ser essencial.
Que tal uns prémios, igualmente transmitidos, quem sabe até na mesma sessão que os globos de ouro, para todas as classes de trabalhadores?

2 comentários:

Unknown disse...

parece-me que o topo para ti, seria assim um Nobel :)

Unknown disse...

E ainda assim o Nobel não vai a todos os trabalhadores mas só a específicos. Não deixa de ser importante, reconhecimento e dinheiro para investir na sociedade.

Um Nobel deve surgir muitas das vezes por mero acaso... Por isso até tenho uma ponta de esperança. = )