Páginas

8 de março de 2010

A ciência no nosso passado

Tenho-me dedicado a livros de um certo interesse cientifico e/ou histórico. O último que li: O Tio Tungsténio de Oliver Sacks é delicioso. Uma verdadeira jornada química, em que o leitor é levado a conhecer o crescimento mental de uma criança à medida que esta descobre a química da mesma exacta forma que os “arquétipos” clássicos, desde Lavoisier até Schrödinger (onde a criança abandonou a química e entrou na puberdade). Depois desta experiência segui para um novo livro: The Age Of Wonder, de Richard Holmes. Ainda estou no inicio mas já se mostra um livro muito promissor, que já me captou bem a atenção com a viagem de Joseph Banks no Endeavour (numa expedição cientifica)…

Isto faz-me reflectir… Que temos nós de background histórico cientifico em Portugal? Na nossa história apenas me lembro das conquistas e das colonizações. Ao ler estas obras de que falei acima apercebo-me de uma enorme “Gap” de conhecimentos que deverá existir entre os jovens universitários portugueses e os britânicos. Estes deverão ter um conhecimento debruado de um passado dourado em conquistas científicas, que lhes deverão dar a confiança que o normal português nunca tem, para alcançarem ambiciosos objectivos. Eu, enquanto português, vou inverter essa situação para mim.

Motivador não é? ;)

Joseph Banks 13/02/1743 — 19/06/1820, naturalista e botânico.

1 comentário:

Andreia disse...

Parece-me bastante interessante :)
Beijinho