Páginas

19 de março de 2012

Noticias 6ºSemestre

Olá, eu sei que ando desaparecido, mas não temam! Nada de mal me aconteceu, eu é que tenho um misto de preguiça e muito trabalho na faculdade que me roubam tempo para escrever.
E falando em escrever e em tempo, preciso de uns dias para escrever as fitas de fim de curso que estou a receber diariamente! Eu pensei que isto ia ser muito giro dar e receber as fitas com as dedicatória mas esqueci-me que também havia de escrever!!! Não me interpretem mal, é (ou vai ser) um prazer escrever as fitas para os especiais que me rodeiam, embora seja uma carga de trabalho pensar em algo, escrever e passar a limpo.

Adiante, amanha é terça, dia de projecto desde manhã cedinho até às tantas (hope not). Tem sido uma experiência muito interessante, embora terrivelmente cansativa.
Apesar de eu estar num curso de química, neste último ano as cadeiras são mais viradas à vertente bioquímica e genética, o que me está a trazer algum desconforto. É agonizante sair da "concha da química" em que me refugio desde o meu curso profissional, e talvez seja isso mesmo, a saída da zona de conforto, que me está a causar tanto sofrimento.
Quem me ler pensará que estou infeliz, o que não é o correcto. Eu estou muito contente por estar a terminar o meu curso, e gosto de bioquímica e genética (confesso que gosto mais na teoria que no laboratório), mas dou por mim muitas vezes a pensar se tomei a decisão correcta na escolha do curso.
Decidi arriscar, parece que me acomodei a uma ideia, falsa como é óbvio, não fosse a minha falta de conhecimento da estrutura do curso no seu todo talvez me sentisse melhor agora. Azar, talvez o corrija na pós-graduação, talvez me agrade seguir a bioquímica, só no final deste semestre o saberei...


23 de janeiro de 2012



Aqui estou eu de volta após uma grande pausa que incluiu férias e exames de época normal. Infelizmente terei de repetir um exame pois não tive a melhor sorte no primeiro, mas vou com a certeza que tudo irá correr bem.
E o último semestre aproxima-se, com as suas 3 cadeiras e 1 projeto do qual gostaria imenso de falar mas que para já não o posso revelar.

Até agora posso dizer que estes três anos estão a ser fantásticos e provavelmente entre os melhores da minha vida. Tenho pensado imenso nisto ultimamente. Nunca cresci tanto como na faculdade, não só intelectualmente mas também pessoalmente. Conheci pessoas fascinantes, fiz amigos de quem gosto muito e espero sinceramente nunca vir a perder o contacto com eles depois de terminada a faculdade. Penso que o que relatei nestas curtas frases são o mais importante que me aconteceu nestes anos, acreditem, muito mais do que me estar a formar.


15 de dezembro de 2011

Última semana de aulas

Palavras para quê? Todos os trabalhos e avaliação nestas duas últimas semanas deixam-me tão cansado que me poderão encontrar caído em qualquer lado a dormir. ; )


6 de dezembro de 2011

Projecto

Hoje dei inicio ao projecto final de curso.


Adorei. E mais não poderei dizer! ; )

28 de novembro de 2011

O fim da jornada das bolsas

Pelo menos para mim! Finalmente saiu o resultado favorável do meu pedido de bolsa, depois de muito esperar e desesperar. Felizmente aumentaram significativamente o valor que recebo. Finalmente posso pagar as propinas, espero que na totalidade, caso contrário corro o risco de ficar com cadeiras por fazer porque há professores que não lançam notas a quem tem os actos académicos bloqueados...

Agora as coisas poderão encarrilar. Espero que esta seja a última vez que preciso de recorrer à DGES. ; )


2 de novembro de 2011

Mais "Novas" da DGES

Uma vergonha autentica.
O mail, copiado do pdf em coluna, deles:

Atendendo que para a análise do seu requerimento resulta a necessidade de apresentação de documentação
complementar, serve o presente para solicitar que sejam apensos ao seu requerimento os seguintes documentos:
Esclarecer a situação económica: recurso a
poupanças ou ajudas de terceiros (deve
mencionar o valor mensal ou anual dos
mesmos)
Outros documentos
Fotocópia do Imposto Municipal sobre Imóveis
Extracto de remunerações registadas na
Segurança Social (excepto funcionários
públicos que efectuem descontos para a CGA e
ADSE)
insuficientes face ás despesas. Esclarecer esta situação
por forma a ter um resultado de bolsa mais favorável.
Tem ajudas? Vive com os pais ou outras pessoas?
Entregar o Atestado de Residência com a composição
do agregado familiar
Entregar fot; Se estiver isento solicitar nas Finanças
declaração de existência ou não de bens patrimoniais e
respectivo valor.
Solicitar na Seg. Social desde o ano de 2009
Fica V. Exa. notificada(o) para, no prazo de 10 (Dez) dias, juntar a documentação solicitada ao seu
requerimento.


A minha resposta:

Boa noite, gostaria de pedir esclarecimentos em relação ao pedido de documentos adicionais.
No mail por vós enviado diz que os meus rendimentos são insuficientes face às despesas, a essa observação faço notar que não é esta bolsa a que me candidato que me mata a fome, mas sim um amigo com quem vivo, na sua própria casa, onde de facto tenho de contribuir para as despesas. Se me pedem um valor para o tecto que me abriga e a comida que me dão, esses não têm valor, é incalculável, como qualquer amizade. Face aos aumentos recentes e visto que gasto só na casa e bens essenciais cerca de 100€ e visto que o conjunto de passes sem apoio social me custam outros 100€, é lógico que se perguntem o que resta do dinheiro que recebo do meu part-time.
A verdade é que, como a maioria dos portugueses, tive que me endividar devido à justiça de atribuição das bolsas. Sempre recebi o mínimo ou perto do mínimo, como tal tenho um empréstimo ao banco que me suplementa 170€ mensais para poder comer na faculdade (pensem bem que cerca de 5€ por dia em comida só na faculdade e contando 22 dias úteis isto dá 110€, restam-me portanto 60 euros). Esses 60 euros esticam até ao limite, entre lágrimas e desespero até ao inicio do próximo mês.
Assim sendo, que pretendem com a "Declaração sob compromisso de honra a esclarecer a situação económica: recurso a poupanças ou ajudas de terceiros (deve mencionar o valor mensal ou anual dos mesmos) : Candidato"?: Um documento manuscrito scanado e assinado por mim?
Que pretendem com os documentos "Outros" onde fazem a observação: "Atestado de Residência com a composição do agregado familiar"? O IRS ao qual têm acesso tem as informações que aqui me pedem, onde vivo e o meu agregado - não sou casado, não sou unido de facto nem vivo com família, portanto... Agregado familiar sou eu, isso é bastante claro no IRS. Se não, por favor explicitem o que pretendem, e onde obtenho o que pretendem.
Que pretendem com "Extracto de remunerações registadas na Segurança Social (excepto funcionários públicos que efectuem descontos para a CGA e ADSE) : Candidato", sendo que pedem desde 2009: visto que a minha primeira bolsa foi pedida em 2009/2010 têm os meus rendimentos desde então, é mesmo preciso eu faltar a um dia de aulas, que sendo bolonha tenho faltas e são essenciais ao meu percurso académico?
Espero brevidade na resposta, visto o curto prazo que me dão para vos fornecer todos os documentos que pedem.
Obrigado,
Vasco Ribeiro.

28 de outubro de 2011

Natal sem prendas da DGES

Mais uma da DGES, parece para os apanhados:

"De forma a simplificar o processo de análise da candidatura a bolsa de estudo, em substituição da “tradicional declaração em papel da situação tributária”, foi possível garantir o acesso a essa informação por via electrónica. A agilização deste processo permitirá, consequentemente, diminuir o tempo de análise do requerimento."
Basicamente pediram para enviar um documento para poderem analisar mais rapidamente o processo. Parece uma brincadeira, visto que o processo está tudo menos "agilizado". Quantos já terão desistido da faculdade por falta de dinheiro? A DGES gosta tanto de apresentar estatísticas de entradas nos cursos e não apresenta as mazelas que causa no decorrer da sua incompetência!

25 de outubro de 2011

1º Teste

Amanha há o primeiro teste: Genética... Até dá vontade de fugir, são mais de 50 perguntas de escolha múltipla para responder em 120 minutos. Façam as contas ao tempo que vou ter por pergunta... Bah

.|. Genetics; am I in a chemistry course?? -.-'