Páginas

28 de outubro de 2011

Natal sem prendas da DGES

Mais uma da DGES, parece para os apanhados:

"De forma a simplificar o processo de análise da candidatura a bolsa de estudo, em substituição da “tradicional declaração em papel da situação tributária”, foi possível garantir o acesso a essa informação por via electrónica. A agilização deste processo permitirá, consequentemente, diminuir o tempo de análise do requerimento."
Basicamente pediram para enviar um documento para poderem analisar mais rapidamente o processo. Parece uma brincadeira, visto que o processo está tudo menos "agilizado". Quantos já terão desistido da faculdade por falta de dinheiro? A DGES gosta tanto de apresentar estatísticas de entradas nos cursos e não apresenta as mazelas que causa no decorrer da sua incompetência!

25 de outubro de 2011

1º Teste

Amanha há o primeiro teste: Genética... Até dá vontade de fugir, são mais de 50 perguntas de escolha múltipla para responder em 120 minutos. Façam as contas ao tempo que vou ter por pergunta... Bah

.|. Genetics; am I in a chemistry course?? -.-'

26 de setembro de 2011

Resposta ao email


Caro(a) aluno(a),

Não há ainda nesta data calendário de divulgação dos resultados de candidatura a bolsa de estudo para o ano lectivo 2011/2012.

Estamos a aguardar publicação do calendário por parte da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).

Com os melhores cumprimentos,
 

Divisão de Apoio ao Aluno

Fiquei tão informado como enquanto não respondiam ao mail... Devo mandar mail à DGES?

23 de setembro de 2011

6%...

Foi a percentagem de alunos na aula de Química Inorgânica II do Professor Richard Welter da Universidade de Estrasburgo ao abrigo do programa Erasmos. A aula foi sobre cristalografia, e para terem uma noção mais real, pois 6% pode ser muita gente, foram exactamente... 3 alunos. Nem por isso o professor foi menos entusiasta, e daqui fica o meu agradecimento pelo seu trabalho e dedicação.


20 de setembro de 2011

bolsas@unl.pt

É bom saber que um email da minha universidade serve para... NADA!

Enviei durante o fim de semana o seguinte mail:

Boa noite,
Calculo que tenham recebido bastantes mails a perguntar o mesmo, portanto, como deve calcular a minha dúvida é simples: para quando os resultados de candidatura e respectivos pagamentos?

Tenho dois motivos fortes para esta questão:
1- Não tenho meios financeiros para pagar as propinas, pelo que terei os actos académicos bloqueados no fim da próxima semana.
2- Vão ter ainda mais candidaturas a bolsas brevemente por parte dos caloiros, sendo que muitos deles precisam igualmente de um apoio financeiro para subsistirem, daí achar estranho só haver aumento de número de candidaturas e não de resultados.

Obrigado,
Vasco Ribeiro

Até agora sem qualquer resposta. 
Resumindo: nem bolsas, nem respostas. Concluindo: ainda estão de férias ou fogem do buraco financeiro que se tornou Portugal e gozam de estadias prolongadas num qualquer país fora de misérias.

Os pobres aguardam pacientemente e esfomeados pela esmola destes desafortunados sem tempo para articular duas palavras e carregar enviar.


18 de setembro de 2011

10%

É a percentagem de alunos da FCT (2010/2011) sem cadeiras em atraso... Estranho.

Fico feliz de pertencer aos 10% do meu curso sem cadeiras em atraso, mesmo que a única vantagem que tenha seja acabar o curso em menos tempo. XD

Entretanto 100% é a percentagem de vagas ocupadas na 1ª fase de Química Aplicada este ano! Fico muito feliz pelos meus futuros caloiros saberem reconhecer um curso de EXCELÊNCIA! ; ) Além disso a média subiu bastante em relação aos outros cursos da faculdade.


Bons estudos meus caloiros!!!

É Q É A É QUÍMICA APLICADA!

31 de agosto de 2011

5º semestre

Mais uma guerra que começou. Todos os anos os horários são uma dor de cabeça, imagino mais para professores do que para alunos, é claro, sempre com uma dose de sorte...
Não me posso queixar muito, apesar de ainda há pouco tempo ter uma sobreposição de cadeiras o assunto está resolvido. De facto seria muito mais simples se tivesse escolhido outra opcional (que era a causa da sobreposição), mas as opções que nos colocam são muito pouco apelativas. Aliás, só uma das 4 opcionais é que não tinha sobreposição de horário (descontemos a opcional sem créditos e outra que ainda nem horário tem).
Gostaria de pensar que escolher uma opcional é um direito meu do qual não posso ser julgado.

E até agora é isto. Os horários estão em fase prototipo até que os sorteios nos coloquem definitivamente. Na pior das hipóteses saio quase todos os dias às 18 em pleno inverno e já de noite brrrrrrrrrr.

Falta pouco para esta vida de universitário chegar a um bom termo... 

24 de agosto de 2011

Monodonta sp

Hoje fui à praia. Apanhei no meio das rochas algumas algas com um aspecto filamentoso e um caracol, ao que tudo parece um Monodonta sp.
Ao chegar a casa lá me meti a investigar, mais sobre o caracol, pois este despertou-me imenso interesse. A sua concha tem um brilho fascinante da parte de dentro e decidi raspar um pouco o lado de fora. Logo descobri que o brilho iridescente aparecia depois de algumas camadas verdes e castanhas serem retiradas. Ao que parece a concha é essencialmente constituída por aragonite, uma forma do carbonato de cálcio, com muitos outros átomos misturados, mas em menor quantidade.

O caracol também tem outra coisa interessante, uma espécie de “dente”, algo que ele usa para se proteger dos predadores. Decidi ver mais de perto esse tal dente: à primeira vista tem as mesmas características e composição que a casca mas é menos rígido, ou seja, parece que é um pouco mais fino que a casca. Tem um padrão circular interessante, e as pontas refractam a luz de uma forma muito bonita (bastante semelhante ao interior da casca).
Fica aqui o vídeo que fiz com o meu DIY EyeToy microscope.


Quase como uma superfície lunar, parece ter crateras! E tem um aspecto fascinante, com vários anéis perfeitamente distinguíveis.


Não seria interessante poder replicar a casca de um gastrópode, em madrepérola, bonita e resistente, para fazer produtos que sirvam os nossos propósitos de forma amiga do ambiente, inovadora e muito mais sustentável?
Quem sabe, um dia podemos viver em grandes prédios de madrepérola em forma de caracol!  ; )


Esta TED Talk fala um pouco de biomimetismo e o seu poder inovador na nossa sociedade.

embed> object>




18 de agosto de 2011

Férias com projectos

Ah... Que bom estar de férias! Como é costume já iniciei centenas de coisas que não vou acabar, ou que nem as começo. Uma delas, por acaso até está a desenvolver-se bem; é o meu novo site: Spreading Chemistry

Curiosos? Visitem! E mais não digo! XD
Boas férias!