Páginas

23 de julho de 2010

“O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração”


Viva!
O ano acabou, o semestre acabou e eu também acabei todas as cadeiras sem nenhuma em atraso, felizmente e com muita sorte. Tenho pena que os meus resultados não tivessem sido os melhores que poderia ter, mas no fim de contas o esforço foi muito assim como o cansaço de uma mudança de casa em época de exames... P’ró ano será melhor, prometo.
Entretanto, e como já é meu costume, vou-me preparando para as cadeiras do próximo semestre durante estas férias, até porque tenho de dar uma revisão a biologia do ensino básico: decidi-me definitivamente a seguir o ramo de Biotecnologia, uma área emergente em Portugal.
Reconheço que a área de Biotecnologia não tem muitas saídas profissionais neste momento, no entanto acredito que em breve este “mercado de trabalho” se desenvolva o suficiente para não me preocupar com um emprego... E... Posso sempre continuar a estudar e sair do país! O mundo é nosso! xD
 ____________________________
Ahhh Agora vou falar de um filme que vi ontem!
Chama-se Metropolis, e foi o filme mudo mais caro que já foi feito. É um filme dos anos 20 que conta a história de uma metropole futurista em que não existe comunicação nem compreenção entre os empregadores e os empregados.
Embora seja um filme grande e massador para quem não aprecia este genero de ficção, aconselho vivamente a todos que o vejam, pois embora antigo é muito actual no que respeita aos problemas sociais que o NOSSO país encara neste momento... E é interessante analisar como é que era visto o futuro pelos nossos antepassados!

“O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração”












Ainda para os  mais interessados, saíu em 2001 um filme de animação japonês, chamado também Metropolis, que é fascinante na sua arte, e obviamente na sua história. A inspiração deste filme no antigo foca-se mais nos cenários e no ar angelical da protagonista.



































Enjoy!






19 de junho de 2010

José Saramago 1922-2010

Que descanse em paz, e que um dia este povo português lhe reconheça todo o esforço pela lucidez que lhes quis incutir. Foi uma alegoria da caverna falhada em vida, mas cumprir-se-à em morte.


16 de junho de 2010

Exames e Actualidade

Não era bem o que tinha imaginado.

Os resultados de alguns testes estão a ser desastrosos. Mas porque raio é que também colocam testes e exames se não no mesmo dia, em dias consecutivos?
Quem sabe, sabe, é assim e mais nada. Não podemos saber algo de propósito para um teste/exame e esquecer no dia a seguir, obviamente. Mas também não somos de elástico: a nossa capacidade de retenção não cresce até onde quisermos, muito menos com o treino intelectual medíocre que nos dão até ao ensino secundário.

Agora, umas coisinhas que ouvi desde este fim de semana até hoje:
O Presidente Cavaco Silva convidou ex-presidentes da Republica para comemorar o dia de Portugal... Espantoso. Vou-vos dizer o que me passou pela cabeça. Está relacionado com o que diz neste post do blog Já pensaste... .

Digam se não é interessante? Andamos em campanha política desde as eleições. Estranho? Sim, não? Para os que acham que não: não deviam estar os partidos mais preocupados com o estado do nosso país e a construir algo de útil para o nosso futuro em conjunto do que estarem a apontar os dedos uns aos outros?

O que me passou pela cabeça era que o Sr Presidente tivesse a humilde ideia de juntar todo o conhecimento e experiência dos seus pares para encontrar uma solução para a severa crise que atravessamos.
Burro, é o que sou, por ainda ter esperança.

VOTO BRANCO ATÉ AO FIM DA MINHA VIDA!

11 de junho de 2010

Fim do 2º Semestre

Como não podia deixar de ser, fiquei doente assim que senti o cheiro a férias. Típico do meu organismo. xD

Mas não acabou por completo, agora faltam os exames... E confesso que não estou muito confiante quanto aos resultados que poderei obter. (Isto é chato, mas eu também sou muito preguiçoso...)

Acima de isto tudo tenho só a dizer que estou feliz por este 1º ano acabar, e também por já não ser caloiro, pois o "Enterro" já passou, assim como o traçar das capas, e que devo dizer que foi muito DIVERTIDO!

 LQA 1º ano - 2010

1 de maio de 2010

Química Analítica Qualitativa Inorgânica



Adquiri hoje este magnífico livro de 1915 no Mercado Brocante, em Sintra.
É fantástico poder ver os primórdios do ensino em química técnica, ainda mais numa matéria que estudo de uma forma aprofundada na minha licenciatura.
Mas melhor que isto... Eu adquiri, não o comprei. A verdade é que a vendedora não lhe dava qualquer valor e ao observar-me tão embrenhado no livro... Deu-mo!
É mais um produto que irei juntar à minha colecção de objectos históricos da nossa cultura Portuguesa. ;D

29 de abril de 2010

For All Of Us - Reborned

Decidi reabrir, ou reeditar o meu antiquíssimo blog, o primeiro e unico: FOR ALL OF US, desta vez renascido.
Fica aqui o link para quem quiser ver textos já editados e os novos que surgirão.
Tentarei seguir o mais fielmente o que deixei a meio que foi uma historia que já venho a escrever à muito tempo.
Espero que gostem...
http://for-all-of-us-reborned.blogspot.com/

28 de abril de 2010

Hoje deu-me para escrever...




E quando o piano começou a tocar aquela melodia mágica… O nevoeiro começou a dissipar-se, descobriu-se o plátano no jardim em frente ao edifício que lembrava ser de um clube de verão.

Da noite surgiu o dia e a dança de todos era a valsa do reconhecimento pela vida. Num lugar onde não havia mais espaço para a apatia ou sebastianismo, apenas felicidade.

Um Quinto Império atingido no interior de cada um incendiou um poder tremendo: a vontade, a coragem, o poder dos jovens reflectido nos adultos. O poder de mudar o mundo.

À medida que a valsa se intensifica, as flores florescem, o plátano cresce, o sol exponencia a sua forma em todas as realidades numa série de infinitas cores.

O mundo rejubilou,

E a valsa acabou.


Palavras,


Que significam elas? São só palavras.

Estou cansado… Preciso de um tempo para mim… Para me aperceber de quem sou, neste momento.

27 de março de 2010

Artscist, BEST e outras coisas… Muitas...

Já estamos a mais de meio do prazo das inscrições dos dois eventos, BEST Summer Courses e o Artscist do Hulda Festival… E eu já me inscrevi!

Bem… Agora para o artscist tenho que fazer um projecto que alie ciência e arte de uma forma apelativa… Quando, e se conseguir fazer tudo antes do prazo deixo aqui o projecto. =)

Já para o BEST tenho que fazer uma carta de motivação de modo a que me seleccionem para ir fazer um curso científico de 15 dias num país da Europa; mais apelativo ainda é que só se pagam 15€. XD


Outras coisas…

Não sei o que é ser sem-abrigo, felizmente nunca tive esse azar, mas por vezes sinto-me um pouco sem ter para onde voltar. E nem digo ao fim do dia, na minha casa, pois sinto-me muito bem nela. É mais uma sensação de não-pertença, de que eu

não encaixo muito bem no mundo que me rodeia, como se não houvessem lugares para mim.

Não sou muito mais velho que os meus colegas universitários, mas talvez o suficiente para me aperceber que já há coisas às quais não dou importância, e talvez porque já não tenho a energia que eles têm para formar aqueles grupos “tertúliences” em que se discutem as vidas alheias e se ri à fartazana de coisas que considero voláteis.


Mais de outras coisas…

A minha carência de tacto para os amigos aumenta a cada dia que passa, mas culpo-os também a eles por isso…

Todos temos formas de manifestar os nosso problemas, e todos temos efectivamente problemas. Onde estão os amigos quando precisamos deles? Eles nem existem, ou não teriam tanta facilidade em cagar para nós. Pelo menos é o que acho de algumas pessoas que me rodeiam. Também é uma pena, a forma como de um momento para o outro as pessoas se podem tornar fúteis e desinteressadas.

20 de março de 2010

No dia 24

No dia nacional do estudante haverá uma manifestação estudantil.
Na questão central estão as propinas. Concordo de facto que é muito difícil de pagar cerca de 1000€ de propinas anuais, ainda para além de todos os materiais e livros necessários para cada cadeira.

No entanto não irei à manifestação… Tenho que fazer o preço que paguei valer a pena, e estudar no duro para poder ser algo mais. Além disso, desagrada-me imenso a atitude dos estudantes activistas: manifestam-se contra o que acham injusto, mas vandalizam a via pública para escrever “24 de Março Superior em Luta” nos muros.

Será que vão limpar as porcarias que fazem depois da manifestação?