Páginas

27 de março de 2010

Artscist, BEST e outras coisas… Muitas...

Já estamos a mais de meio do prazo das inscrições dos dois eventos, BEST Summer Courses e o Artscist do Hulda Festival… E eu já me inscrevi!

Bem… Agora para o artscist tenho que fazer um projecto que alie ciência e arte de uma forma apelativa… Quando, e se conseguir fazer tudo antes do prazo deixo aqui o projecto. =)

Já para o BEST tenho que fazer uma carta de motivação de modo a que me seleccionem para ir fazer um curso científico de 15 dias num país da Europa; mais apelativo ainda é que só se pagam 15€. XD


Outras coisas…

Não sei o que é ser sem-abrigo, felizmente nunca tive esse azar, mas por vezes sinto-me um pouco sem ter para onde voltar. E nem digo ao fim do dia, na minha casa, pois sinto-me muito bem nela. É mais uma sensação de não-pertença, de que eu

não encaixo muito bem no mundo que me rodeia, como se não houvessem lugares para mim.

Não sou muito mais velho que os meus colegas universitários, mas talvez o suficiente para me aperceber que já há coisas às quais não dou importância, e talvez porque já não tenho a energia que eles têm para formar aqueles grupos “tertúliences” em que se discutem as vidas alheias e se ri à fartazana de coisas que considero voláteis.


Mais de outras coisas…

A minha carência de tacto para os amigos aumenta a cada dia que passa, mas culpo-os também a eles por isso…

Todos temos formas de manifestar os nosso problemas, e todos temos efectivamente problemas. Onde estão os amigos quando precisamos deles? Eles nem existem, ou não teriam tanta facilidade em cagar para nós. Pelo menos é o que acho de algumas pessoas que me rodeiam. Também é uma pena, a forma como de um momento para o outro as pessoas se podem tornar fúteis e desinteressadas.

20 de março de 2010

No dia 24

No dia nacional do estudante haverá uma manifestação estudantil.
Na questão central estão as propinas. Concordo de facto que é muito difícil de pagar cerca de 1000€ de propinas anuais, ainda para além de todos os materiais e livros necessários para cada cadeira.

No entanto não irei à manifestação… Tenho que fazer o preço que paguei valer a pena, e estudar no duro para poder ser algo mais. Além disso, desagrada-me imenso a atitude dos estudantes activistas: manifestam-se contra o que acham injusto, mas vandalizam a via pública para escrever “24 de Março Superior em Luta” nos muros.

Será que vão limpar as porcarias que fazem depois da manifestação?

8 de março de 2010

A ciência no nosso passado

Tenho-me dedicado a livros de um certo interesse cientifico e/ou histórico. O último que li: O Tio Tungsténio de Oliver Sacks é delicioso. Uma verdadeira jornada química, em que o leitor é levado a conhecer o crescimento mental de uma criança à medida que esta descobre a química da mesma exacta forma que os “arquétipos” clássicos, desde Lavoisier até Schrödinger (onde a criança abandonou a química e entrou na puberdade). Depois desta experiência segui para um novo livro: The Age Of Wonder, de Richard Holmes. Ainda estou no inicio mas já se mostra um livro muito promissor, que já me captou bem a atenção com a viagem de Joseph Banks no Endeavour (numa expedição cientifica)…

Isto faz-me reflectir… Que temos nós de background histórico cientifico em Portugal? Na nossa história apenas me lembro das conquistas e das colonizações. Ao ler estas obras de que falei acima apercebo-me de uma enorme “Gap” de conhecimentos que deverá existir entre os jovens universitários portugueses e os britânicos. Estes deverão ter um conhecimento debruado de um passado dourado em conquistas científicas, que lhes deverão dar a confiança que o normal português nunca tem, para alcançarem ambiciosos objectivos. Eu, enquanto português, vou inverter essa situação para mim.

Motivador não é? ;)

Joseph Banks 13/02/1743 — 19/06/1820, naturalista e botânico.

28 de fevereiro de 2010

Venho aqui só para dizer que ser um estudante exemplar como fora Pepys é muito cansativo….

Especialmente quando se está doente.


2 de fevereiro de 2010

Fim do 1º Semestre

Ou a vontade de escrever não tem sido muita ou parece que nestes 6 meses apenas sei raciocinar em números e formulas químicas…
Noto uma crescente dificuldade em me exprimir, o que não é novidade para mim quando não tenho o meu hábito de escrita em dia.
Enfim, estou de “férias”. O primeiro semestre acabou bastante bem; as notas ainda não saíram mas posso já dizer que não deixarei cadeiras em atraso – o que é muito bom e me deixa muito contente!
Digo “férias” pois ainda irei fazer um exame de melhoria de nota (já agora trabalho para a média nestas duas semaninhas que faltam até ao inicio da próxima etapa).

Agora algo a partilhar, o meu último exame. Foi de expressão e comunicação e integralmente acerca de um capítulo de um livro: “O futuro inventa-se” de António Câmara, CEO da YDreams e professor na nossa FCT – UNL.
Do livro, neste momento, apenas conheço o que li para o exame, mas definitivamente quero lê-lo na totalidade.
O autor fala-nos dos modelos de ensino nas Universidades (em geral, e especificamente em Portugal) e dos currículos escondidos assim como das actividades extracurriculares e dos seus papéis na formação académica dos alunos.

Os modelos de ensino, em geral, são-nos descritos como: ensino por “infecção” e ensino por “imersão”.
No ensino por infecção existe uma constante destruição da criatividade e estimulação da memória sem raciocínio acerca das matérias leccionadas; por sua vez, no ensino por imersão, os alunos são estimulados a formular questões e a responder a essas questões, a trabalhar em grupo, criticar, criar, efectuar projectos semestrais e exames inovadores.
Este ensino revela também os problemas de cada aluno no que respeita à sua criatividade, descrita com os seguintes bloqueios:
- Percepcionais;
- Emocionais;
- Culturais;
- Ambientais;
- Intelectuais.

O currículo escondido trabalha não os “saberes” vocacionais mas sim a cultura e o pensamento crítico no seu geral através de:
- Análise de textos e obras clássicas;
- Comunicação escrita;
- Comunicação oral;
- Gestão do tempo;
- Incerteza;
- Economia.
Este currículo vai revelar-se extremamente importante enquanto complementar da formação académica e vai possibilitar uma futura gestão da carreira profissional do aluno.

Por fim, as experiencias extracurriculares possibilitam o alargamento dos horizontes, e a estimulação de padrões de qualidade:
- Projectos de investigação;
- Erasmus;
- Estágio;
- Empregos part-time;
- Concursos;
- Núcleos (fotografia, teatro,…)

E para já é tudo, espero que vos tenha estimulado a darem uma vista de olhos neste livro e prometo que tentarei ser mais presente no meu blog (também para estimular um pouco mais as minha soft-skills).
P.S.: VISITEM O MEU NOVO SITE!!! VEJAM NA SIDEBAR! XD
V.

19 de dezembro de 2009

Férias!!!!!!!

Sim, estou vivo, estou cansado, farto de trabalhos de estudar e de trabalhar (agora um pouco menos!)… Baaaaaaaaaah

E que férias… O trabalho não tira férias, e os relatórios das aulas práticas também, não.

Mas estou essencialmente feliz. Estou a ter classificações bem acima do espectável e até agora, pelo que já fiz de trabalho e testes, não vão haver cadeiras para trás no primeiro semestre. XD

Feliz natal, e bom ano novo!



17 de outubro de 2009

Primeira Semana

Muitos trabalhos logo na primeira semana… E isto ainda não é nada, com certeza.
Esta semana não foi má mas podia ser melhor… Doente e com uma tosse horrível, num auditório com aproximadamente 100 pessoas, não quem não pense afastar-se bem mais de um metro de mim. Mas apaziguo já os que aqui me lêem de que se trata de uma simples constipação, ou como diriam os nossos conterrâneos transatlânticos, um resfriado.

Quanto às disciplinas e aos professores em si, de um modo geral gostei, e o mais surpreendente é que não estou a desgostar tanto de Elementos de Análise e Álgebra como pensava.
E claro, aulas de Teoria da Ligação Química, com um professor que entra na sala, apresenta-se como “o palhaço”, ri, salta, faz espirais loucas no quadro, dá gritos de susto e arrasta a secretaria para trás e para a frente tão rápido que os cadernos não a acompanham, só podiam ser aulas HILARIANTES, onde, obviamente, se aprende imenso de uma forma comicamente descontraída.
E mais não há a dizer… Só que trabalho não me falta, seja em casa, seja fora, e gerir o meu tempo, até para mim, para meu próprio lazer, tem sido complicado…
Até à próxima,
V.

10 de outubro de 2009

"0"? Hope Not!

Matemática “0” acabou esta sexta-feira com um teste que irá valer 20% da classificação final de Elementos de Análise e Álgebra I (EAE I), salvo alguma restrição do professor a leccionar a disciplina. Como benesse, uma nota abaixo de 10 valores neste teste não irá influenciar “para baixo” a classificação de EAE I.
O teste até me correu bem. Em vinte perguntas de escolha múltipla, fiz 17… O problema é que quase sempre que penso que faço as coisas bem me esqueço de um pormenorzinho que mudam os resultados obtidos… Espero que a minha classificação não seja mesmo “0”, mas sim algo que me ajude na pesada disciplina de matemática que começará logo esta segunda-feira…


Entretanto… Deixo-vos com as músicas do nosso curso/faculdade, feitas pelos nossos MAGNIFICOS Veteranos. ;)


É Q, é A, é Química Aplicada!
-----------------------------
Borga, Pinocada, só em Aplicada!
-----------------------------
O Zé tinha uma pila, e a pila não crescia.
A mãe só lhe dizia: tens de ir para engenharia.
-----------------------------
Em cada engenheiro há um paneleiro!
-----------------------------
É Bio, é merda, é biomerda!
-----------------------------
É B, é C, é BCMerda! /É Boca, Cu e Mamas!
-----------------------------
Lá na FCT andava tudo nú
Lá na FCT andava tudo nú
Uns com uma bata de linho na pilinha
Outros com uma bata de algodão na mão
Outros com uma bata de lona na...
-----------------------------
Nós só queremos o Técnico a arder,
O técnico a arder.
-----------------------------
Ó __ passa ponte, passa o rio,
Vai pra puta que te pariu.
-----------------------------
Aqui vou eu, para a costa
Aqui vou eu, cheio de pica
Do técnico vou fugir,
Vou pa nova da Caparica!
-----------------------------
É um curso belíssimo
Com veteranos fantásticos
És a nossa fé,
Força QA oléee.
-----------------------------
(Música dos patinhos)
E todos os químicos
sabem bem marrar [2x]
De copo na mão
e o chang para o ar [2x]
Quando estão queimados
Para a Teresa vão querer ir [2x]
E todos num grande grito: LQA é pa curtir! [2x]

-----------------------------
Ó ____ anda cá, A, A, A
Já estou com ele em pé, É, É, É
Vou guardá-lo só para ti, I, I, I
O U vem depois do O, anda cá faz-me um bóbó.
-----------------------------
Imaculada senhora dos pastéis,
Pastéis!
Fazei com que o vinho não se acabe nos Bordéis,
Bordéis!
E que a aguardente seja cada vez mais forte.
Juro e jurarei beberei até à morte.
Quando eu morrer, não quero choros nem gritos,
Quero ao meu lado um garrafão de 5 litros.

Vai acima,
Vai abaixo,
Ao centro e
Bota abaixo.
-----------------------------
Por isso vivo para o álcool, cerveja ou tinto,
Aguardente e absinto
Pra viver sem eles
Como é que eu vou fazer
Como vai ser
Sem garrafão, copo na mão!
Por isso vivo para o álcool
E a moca que ele da!
-----------------------------
(Xutos)
As saudades que eu já tinha
Da minha alegre FCT
Tão bonita quanto eu.

Meu deus como é bom ficar
No meu curso LQA
A estudar até morrer.
-----------------------------
FCT, FCT, FCT, FCT
Gloriosa, FCT,
Gloriosa, FCT




V.

29 de setembro de 2009

Começaram as aulas…

E começo com duas semanas com 3 horas de matemática diárias, do género curso intensivo para totós, mas que nem por isso deixa de ser importante. Revemos matérias e aprendemos novos conceitos importantes à disciplina de Elementos de Análise e Álgebra.



Para além de rever matérias também nos adaptamos a um novo ritmo de trabalho… Ritmo… Ritmo… Qual ritmo? E quando dou por isso já estamos a correr matéria nova! Na faculdade lecciona-se a 1000Km horários! Bolas!









Ah!



A não esquecer:

«O que é
A Mega Festa do Caloiro 2009 marca o início da vida universitária na cidade de Lisboa. Durante duas longas noites vai oferecer animação, diversão e música a todos os estudantes!! A edição deste ano promete trazer à capital a maior festa de recepção dos novos estudantes universitários, depois do sucesso alcançado no ano passado, na qual participaram 60 mil jovens.A super animação é garantida durante dois dias (30 de Setembro e 1 de Outubro), a partir das 20h30, prolongando-se pela noite dentro... na zona ribeirinha norte do Parque das Nações.As 33 barraquinhas das Associações de Estudantes e as diversas actuações ao vivo vão estar rubro! E como já é habitual, as tuas Pousadas de Juventude vão lá estar. Festa é festa e nós estamos em todas!


Sessões
30 de Setembro

1 de Outubro

Preços
Entrada livre.»

in Portal da Juventude

25 de setembro de 2009

'Tou Triste

Estou o mais genuinamente triste que poderia estar...

Amanha há jantar e festa do caloiro e eu vou estar a trabalhar!!!!







Life sucks!

V.