Especialmente quando se está doente.
Um registo pessoal do que é a vida de um estudante universitário... Na primeira pessoa!
28 de fevereiro de 2010
2 de fevereiro de 2010
Fim do 1º Semestre
Noto uma crescente dificuldade em me exprimir, o que não é novidade para mim quando não tenho o meu hábito de escrita em dia.
Enfim, estou de “férias”. O primeiro semestre acabou bastante bem; as notas ainda não saíram mas posso já dizer que não deixarei cadeiras em atraso – o que é muito bom e me deixa muito contente!
Digo “férias” pois ainda irei fazer um exame de melhoria de nota (já agora trabalho para a média nestas duas semaninhas que faltam até ao inicio da próxima etapa).
Agora algo a partilhar, o meu último exame. Foi de expressão e comunicação e integralmente acerca de um capítulo de um livro: “O futuro inventa-se” de António Câmara, CEO da YDreams e professor na nossa FCT – UNL.
Do livro, neste momento, apenas conheço o que li para o exame, mas definitivamente quero lê-lo na totalidade.
O autor fala-nos dos modelos de ensino nas Universidades (em geral, e especificamente em Portugal) e dos currículos escondidos assim como das actividades extracurriculares e dos seus papéis na formação académica dos alunos.
Os modelos de ensino, em geral, são-nos descritos como: ensino por “infecção” e ensino por “imersão”.
No ensino por infecção existe uma constante destruição da criatividade e estimulação da memória sem raciocínio acerca das matérias leccionadas; por sua vez, no ensino por imersão, os alunos são estimulados a formular questões e a responder a essas questões, a trabalhar em grupo, criticar, criar, efectuar projectos semestrais e exames inovadores.
Este ensino revela também os problemas de cada aluno no que respeita à sua criatividade, descrita com os seguintes bloqueios:
- Percepcionais;
- Emocionais;
- Culturais;
- Ambientais;
- Intelectuais.
O currículo escondido trabalha não os “saberes” vocacionais mas sim a cultura e o pensamento crítico no seu geral através de:
- Análise de textos e obras clássicas;
- Comunicação escrita;
- Comunicação oral;
- Gestão do tempo;
- Incerteza;
- Economia.
Este currículo vai revelar-se extremamente importante enquanto complementar da formação académica e vai possibilitar uma futura gestão da carreira profissional do aluno.
Por fim, as experiencias extracurriculares possibilitam o alargamento dos horizontes, e a estimulação de padrões de qualidade:
- Projectos de investigação;
- Erasmus;
- Estágio;
- Empregos part-time;
- Concursos;
- Núcleos (fotografia, teatro,…)
E para já é tudo, espero que vos tenha estimulado a darem uma vista de olhos neste livro e prometo que tentarei ser mais presente no meu blog (também para estimular um pouco mais as minha soft-skills).
P.S.: VISITEM O MEU NOVO SITE!!! VEJAM NA SIDEBAR! XD
V.
19 de dezembro de 2009
Férias!!!!!!!
Sim, estou vivo, estou cansado, farto de trabalhos de estudar e de trabalhar (agora um pouco menos!)… Baaaaaaaaaah
E que férias… O trabalho não tira férias, e os relatórios das aulas práticas também, não.
Mas estou essencialmente feliz. Estou a ter classificações bem acima do espectável e até agora, pelo que já fiz de trabalho e testes, não vão haver cadeiras para trás no primeiro semestre. XD
Feliz natal, e bom ano novo!
17 de outubro de 2009
Primeira Semana
Esta semana não foi má mas podia ser melhor… Doente e com uma tosse horrível, num auditório com aproximadamente 100 pessoas, não quem não pense afastar-se bem mais de um metro de mim. Mas apaziguo já os que aqui me lêem de que se trata de uma simples constipação, ou como diriam os nossos conterrâneos transatlânticos, um resfriado.
Quanto às disciplinas e aos professores em si, de um modo geral gostei, e o mais surpreendente é que não estou a desgostar tanto de Elementos de Análise e Álgebra como pensava.
E claro, aulas de Teoria da Ligação Química, com um professor que entra na sala, apresenta-se como “o palhaço”, ri, salta, faz espirais loucas no quadro, dá gritos de susto e arrasta a secretaria para trás e para a frente tão rápido que os cadernos não a acompanham, só podiam ser aulas HILARIANTES, onde, obviamente, se aprende imenso de uma forma comicamente descontraída.
E mais não há a dizer… Só que trabalho não me falta, seja em casa, seja fora, e gerir o meu tempo, até para mim, para meu próprio lazer, tem sido complicado…
Até à próxima,
V.
10 de outubro de 2009
"0"? Hope Not!
O teste até me correu bem. Em vinte perguntas de escolha múltipla, fiz 17… O problema é que quase sempre que penso que faço as coisas bem me esqueço de um pormenorzinho que mudam os resultados obtidos… Espero que a minha classificação não seja mesmo “0”, mas sim algo que me ajude na pesada disciplina de matemática que começará logo esta segunda-feira…
É Q, é A, é Química Aplicada!
-----------------------------
Borga, Pinocada, só em Aplicada!
-----------------------------
O Zé tinha uma pila, e a pila não crescia.
A mãe só lhe dizia: tens de ir para engenharia.
-----------------------------
Em cada engenheiro há um paneleiro!
-----------------------------
É Bio, é merda, é biomerda!
-----------------------------
É B, é C, é BCMerda! /É Boca, Cu e Mamas!
-----------------------------
Lá na FCT andava tudo nú
Lá na FCT andava tudo nú
Uns com uma bata de linho na pilinha
Outros com uma bata de algodão na mão
Outros com uma bata de lona na...
-----------------------------
Nós só queremos o Técnico a arder,
O técnico a arder.
-----------------------------
Ó __ passa ponte, passa o rio,
Vai pra puta que te pariu.
-----------------------------
Aqui vou eu, para a costa
Aqui vou eu, cheio de pica
Do técnico vou fugir,
Vou pa nova da Caparica!
-----------------------------
É um curso belíssimo
Com veteranos fantásticos
És a nossa fé,
Força QA oléee.
-----------------------------
(Música dos patinhos)
E todos os químicos
sabem bem marrar [2x]
De copo na mão
e o chang para o ar [2x]
Quando estão queimados
Para a Teresa vão querer ir [2x]
E todos num grande grito: LQA é pa curtir! [2x]
-----------------------------
Ó ____ anda cá, A, A, A
Já estou com ele em pé, É, É, É
Vou guardá-lo só para ti, I, I, I
O U vem depois do O, anda cá faz-me um bóbó.
-----------------------------
Imaculada senhora dos pastéis,
Quando eu morrer, não quero choros nem gritos,
Quero ao meu lado um garrafão de 5 litros.
Vai acima,
-----------------------------
Por isso vivo para o álcool, cerveja ou tinto,
Como vai ser
Sem garrafão, copo na mão!
E a moca que ele da!
-----------------------------
(Xutos)
As saudades que eu já tinha
Da minha alegre FCT
Tão bonita quanto eu.
Meu deus como é bom ficar
No meu curso LQA
A estudar até morrer.
-----------------------------
FCT, FCT, FCT, FCT
Gloriosa, FCT,
Gloriosa, FCT
V.
29 de setembro de 2009
Começaram as aulas…
E começo com duas semanas com 3 horas de matemática diárias, do género curso intensivo para totós, mas que nem por isso deixa de ser importante. Revemos matérias e aprendemos novos conceitos importantes à disciplina de Elementos de Análise e Álgebra.
Para além de rever matérias também nos adaptamos a um novo ritmo de trabalho… Ritmo… Ritmo… Qual ritmo? E quando dou por isso já estamos a correr matéria nova! Na faculdade lecciona-se a 1000Km horários! Bolas!
Ah!
A não esquecer:
«O que é
A Mega Festa do Caloiro 2009 marca o início da vida universitária na cidade de Lisboa. Durante duas longas noites vai oferecer animação, diversão e música a todos os estudantes!! A edição deste ano promete trazer à capital a maior festa de recepção dos novos estudantes universitários, depois do sucesso alcançado no ano passado, na qual participaram 60 mil jovens.A super animação é garantida durante dois dias (30 de Setembro e 1 de Outubro), a partir das 20h30, prolongando-se pela noite dentro... na zona ribeirinha norte do Parque das Nações.As 33 barraquinhas das Associações de Estudantes e as diversas actuações ao vivo vão estar rubro! E como já é habitual, as tuas Pousadas de Juventude vão lá estar. Festa é festa e nós estamos em todas!
Sessões
30 de Setembro
1 de Outubro
Preços
Entrada livre.»
in Portal da Juventude
25 de setembro de 2009
'Tou Triste
Life sucks!
V.
22 de setembro de 2009
Baptismo!
Tudo começou pela calorosa Recepção ao Caloiro pelo Reitor da UNL, Director da FCT e pelo Presidente da AEFCT. Foi um grande momento. Os vários cursos gritavam pelos seus cursos, fazendo-lhes justiça, demonstrando o seu orgulho, e rivalizavam com outros cursos, tentando sempre demonstrar uma supremacia que logo, logo caía por terra aquando se gritavam e bradavam as siglas da FCT!
Foi com grande jubilo que se gritou FCT, FCT, FCT, nesta recepção, em que as diferenças entre os cursos são esquecidas e está presente em TODOS o orgulho de se estar na MELHOR FACULDADE DO PAÍS! :D
Igualmente aconteceu no Desfile do Caloiro, mascarados a rigor pelos nossos veteranos, que lá mostravam uma cara bem mais aprazível do que durante as praxes propriamente ditas! (Talvez eles só quisessem meter-nos medo… :P)
Assim lá fomos nós. Do Monte da Caparica até Almada, uma quantidade de quilómetros apreciável, com palavras de ordem, outras de alguma desordem, mas sempre com “a nossa fé”, porque lá estávamos, pelo nosso orgulho e pelo nosso curso.
Terminou no Parque da Paz, tudo a ser baptizado pelos “Padrinhos” dos anos subsequentes ao nosso, todos encharcados, numa festança total, e, claro!, não faltou musica, cerveja, vinho, gente desmaiada, mas acima de tudo, caloiros felizes pelo desfecho apoteótico do desfile!
Gostava de vos mostrar algumas imagens mas não andei com máquina, no entanto deixo a imagem do local onde foi a “molha”! :P

“É um Curso belíssimos,
Com Veteranos fantásticos,
És a nossa Fé!
Força QA, Olé!”
V.
17 de setembro de 2009
Matrículas
Não me consegui matricular. Porquê?
Porque não fui para a FCT 2 horas antes da entrega das senhas. Simples não é? Quando lá cheguei apanhei o número 170 (+/-), tendo em conta que da parte da manhã só atenderam 90 pessoas e que iam fechar para almoço uma hora, decidi que era de bom senso voltar noutro dia.
Posto isto, e enquanto desesperava à espera, também já me estava a sentir mal com as praxes de dois ou três veteranos que se dispunham mais no intuito da maldade do que pela diversão de todos… Enfim, há de tudo e temos que viver com isso não é?
Aqui ficam algumas fotos das minhas tristes figuras: ;-P





Quinta-Feira...
Levantei-me às 4 e 30 da manha e quando cheguei à faculdade consegui apanhar o número 32… Finalmente, saí de lá ao meio dia (depois de passar pelo banco).
Estou muito feliz e muito receoso.
Matriculei-me e fiz montes de coisas: cartões de acesso ao campus, de acesso à biblioteca, cartão da caixa geral de depósitos, aderi ao SUB_23, esclareci dúvidas sobre as bolsas e o estatuto de trabalhador estudante… Um grande rol de coisas de uma só vez! O que achei muito interessante neste processo de matrículas é que circulávamos ordenadamente por várias mesas, de modo a ficarmos despachados de tudo!
Já perto do final deram-me esta pulseira, para poder ir às festas da Semana do Caloiro:
:D
Quanto aos meus receios… O governo cortou LITERALMENTE o incentivo que dava aos bancos para estes nos fazerem condições especiais de empréstimos para universitários.
Estou muito desiludido, e pior: não compreendo o porquê de continuarem as informações FALSAS acerca dos empréstimos no site da DGES. Será que ainda ninguém se apercebeu deste ERRO, e que o governo não quer levantar muito pó devido à CAMPANHA ELEITORAL?
Agora venha de lá um espanhol despedir-me… LOL