Páginas

19 de agosto de 2010

Casa de Chá da Raposa

 A Casa de Chá da Raposa foi um dos meus subterfúgios há uns anos atrás.
Uma casa de chá com aroma a incenso e bolinhos de canela, onde predominam porcelanas e mobiliário robusto, peças de decoração únicas como que retiradas de um conto de fadas alemão, um incentivo ao romantismo, ao secretismo de algo mais que uma paixão e a pouco menos que um amor.
Foi lá um começo de uma outra vida, que é a de agora minha, e com muita pena tenho reparado nos portões fechados, aparentando ser definitivo o encerramento.

Que pena...

17 de agosto de 2010

Ensaio Sobre a Lucidez

"Entretanto, andaremos para aqui às apalpadelas, às cegas, queixou-se o presidente. O silêncio foi daqueles que embotaria o gume da mais afiada das facas. (...) Do fundo da sala, ouviu-se a voz tranquila do ministro da cultura, Tal como há quatro anos."
(...)
 "(...) o voto branco é uma manifestação de cegueira tão destrutiva como a outra, Ou de lucidez, disse o ministro da justiça, Quê, perguntou o ministro do interior, que julgou ter ouvido mal, Disse que o voto em branco poderia ser apreciado como uma manifestação de lucidez por parte de quem o usou."
in Ensaio Sobre a Lucidez, Saramago

Esta é a referencia que insere o Ensaio Sobre a Cegueira no livro Ensaio Sobre a Lucidez, uma ideia que considero fantástica, aprofundando o enredo da história.

É claro, como qualquer livro de Saramago, este também é "difícil" de ler: exige muita atenção, paciência, e por vezes até um dicionário! (Mas não esperem encontrar o significado de "têvê", o escritor também gostava de neologismos).

Apesar de exigente é um livro fantástico até ao mais ínfimo pormenor. Quem ler os diálogos julga estar presente de transcrições de conversas reais, até porque estas personagens sem nome (apenas título), apresentam maneirismos e tendências de alguns políticos que conhecemos.
O seu linguarejar, exagerado, chato, aborrecido mesmo! Levam qualquer audiência ao seu mais profundo desinteresse. Isto, segundo o nosso autor, e dito pelas palavras dos próprios ministros (não confundamos, estamos a falar no livro), serve para "amolecer o povo" e "fazer dele o que se quiser".

Também neste livro se manifesta a tremenda importância do voto, em especial do voto branco e do seu significado.
Mas por favor, não se misture o significado de branco com nulo - pois o nulo está previsto em lei que nada provoca, à excepção da demonstração de que houve quem se desse ao trabalho de ir às urnas para surtir efeito nenhum - aliás, este é o significado de nulo.

16 de agosto de 2010

GOD

As melhores sátiras religiosas que já vi.
Não aconselho que os mais sensíveis vejam... Os restantes... RIAM-SE A VALER! xD

(A brincar, a brincar este filmes fazem reflectir muitas coisas, até porque são sátiras fundamentadas)



14 de agosto de 2010

C.E.C.D.

Fui hoje passear por Sintra, tirei umas dezenas de fotos interessantes que mais tarde poderei partilhar convosco, mas por agora fica só o que me chamou mais a atenção:


 

No Parque dos Namorados (Volta do Duche), encontrei uma zona reabilitada que me merece toda a atenção dos Sintrenses e visitantes: um pequeno jardim ao encargo do CECD Mira Sintra, uma actividade ao ar livre para pessoas deficientes que lhes alegra muito e a nós sintrenses também.
 

"O Centro de Educação para o Cidadão Mira Sintra é uma cooperativa de solidariedade social, reconhecida como instituição de utilidade pública, sendo assim uma entidade pública sem fins lucrativos. Foi fundada em 1976 por pais e técnicos. Desde o início que os saberes e experiência de uns e outros estão presentes na gestão da cooperativa.

Atende mais de oito centenas de crianças, jovens e adultos que precisam de apoios especializados, devido a perturbações no seu desenvolvimento e/ou deficits acentuados no seu rendimento escolar, laboral ou social. 

Dispõe de estruturas diferentes, em espaços diferentes, com programas específicos e equipas multidisciplinares, adaptadas às necessidades e características da população atendida. 

O seu âmbito de acção estende-se prioritariamente ao Concelho de Sintra." 

OBRIGADO

10 de agosto de 2010

Choices

A vida é feita disso mesmo... Escolhas.
A escolha do perfil para o meu curso chegou. Tinha duas opções: Química orgânica ou Biotecnologia.
Isto levantou-me uma série de dúvidas, pois ao que parece não me agradou nenhum dos perfis.

Com o decorrer deste primeiro ano dei conta que não gosto MESMO de orgânica, mas sim de inorgânica – cadeira pela qual praticamente me apaixonei, quem sabe se um dia não faço algum mestrado relacionado com ela.
Adiante…

Biotecnologia tem um terrível problema: é um ramo de uma licenciatura de química mas tem mais biologia que química no ultimo ano. Só faltava a famosa Matemática para Biólogos (aparentemente da faculdade de ciências de lx), que como uma colega minha diz “deve ser para aprenderem a contar pinguins”.

No entanto, e completamente contra a minha intuição escolhi Biotec. Acontece que tenho maior variedade de saídas profissionais sendo muitas delas ainda em química. Além disso, eu não quero ser inflexível, estanque, preso às saias da mãe química. Não me quero vendar de outras hipóteses e de expandir os horizontes.
Vou, mas não de cabeça… Lá vou eu passar mais um mesinho do verão a dar uma vista de olhos em Biologia 12ºano.

_______________________________
Mais acerca de "escolhas"…
O meu adorado palácio de Seteais, em Sintra, era assim:

E agora está assim:



Para quem não conhecia ou não é Sintrense, a diferença parece pouca e até melhor pois está tratado – e já precisava! Mas para mim o que foi feito está um horror.
Eu passei de carro em frente ao palácio e fiquei em estado de choque, e o estranho é que aparentemente ninguém se preocupou ou reparou que um palácio passou de amarelo a qualquer coisa como BRANCO!?
Como se pode permitir que se faça algo assim ao património dos portugueses, por muita privatização que exista!?


Já recentemente também a câmara de Sintra mandou cortar as gardénias enormes (e já com pelo menos uma década), que davam um aroma peculiar à correnteza, onde se tem realizado o mercado brocante. É muito triste, ver estes e muitos outros erros serem cometidos diariamente no nosso concelho. Soa a "facadinhas" e a assassínio lento do ambiente e cultura sintrense.

O proximo passo, já o adivinho… Há uns anos era permitido a um visitante circular pelos jardins de seteais – não só os que vão dos portões à faxada mas também os de baixo. Brevemente poderão selar completamente a entrada, mas eu, nessa altura, não ficarei parado.
Prometo.

23 de julho de 2010

“O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração”


Viva!
O ano acabou, o semestre acabou e eu também acabei todas as cadeiras sem nenhuma em atraso, felizmente e com muita sorte. Tenho pena que os meus resultados não tivessem sido os melhores que poderia ter, mas no fim de contas o esforço foi muito assim como o cansaço de uma mudança de casa em época de exames... P’ró ano será melhor, prometo.
Entretanto, e como já é meu costume, vou-me preparando para as cadeiras do próximo semestre durante estas férias, até porque tenho de dar uma revisão a biologia do ensino básico: decidi-me definitivamente a seguir o ramo de Biotecnologia, uma área emergente em Portugal.
Reconheço que a área de Biotecnologia não tem muitas saídas profissionais neste momento, no entanto acredito que em breve este “mercado de trabalho” se desenvolva o suficiente para não me preocupar com um emprego... E... Posso sempre continuar a estudar e sair do país! O mundo é nosso! xD
 ____________________________
Ahhh Agora vou falar de um filme que vi ontem!
Chama-se Metropolis, e foi o filme mudo mais caro que já foi feito. É um filme dos anos 20 que conta a história de uma metropole futurista em que não existe comunicação nem compreenção entre os empregadores e os empregados.
Embora seja um filme grande e massador para quem não aprecia este genero de ficção, aconselho vivamente a todos que o vejam, pois embora antigo é muito actual no que respeita aos problemas sociais que o NOSSO país encara neste momento... E é interessante analisar como é que era visto o futuro pelos nossos antepassados!

“O mediador entre a cabeça e as mãos deve ser o coração”












Ainda para os  mais interessados, saíu em 2001 um filme de animação japonês, chamado também Metropolis, que é fascinante na sua arte, e obviamente na sua história. A inspiração deste filme no antigo foca-se mais nos cenários e no ar angelical da protagonista.



































Enjoy!






19 de junho de 2010

José Saramago 1922-2010

Que descanse em paz, e que um dia este povo português lhe reconheça todo o esforço pela lucidez que lhes quis incutir. Foi uma alegoria da caverna falhada em vida, mas cumprir-se-à em morte.


16 de junho de 2010

Exames e Actualidade

Não era bem o que tinha imaginado.

Os resultados de alguns testes estão a ser desastrosos. Mas porque raio é que também colocam testes e exames se não no mesmo dia, em dias consecutivos?
Quem sabe, sabe, é assim e mais nada. Não podemos saber algo de propósito para um teste/exame e esquecer no dia a seguir, obviamente. Mas também não somos de elástico: a nossa capacidade de retenção não cresce até onde quisermos, muito menos com o treino intelectual medíocre que nos dão até ao ensino secundário.

Agora, umas coisinhas que ouvi desde este fim de semana até hoje:
O Presidente Cavaco Silva convidou ex-presidentes da Republica para comemorar o dia de Portugal... Espantoso. Vou-vos dizer o que me passou pela cabeça. Está relacionado com o que diz neste post do blog Já pensaste... .

Digam se não é interessante? Andamos em campanha política desde as eleições. Estranho? Sim, não? Para os que acham que não: não deviam estar os partidos mais preocupados com o estado do nosso país e a construir algo de útil para o nosso futuro em conjunto do que estarem a apontar os dedos uns aos outros?

O que me passou pela cabeça era que o Sr Presidente tivesse a humilde ideia de juntar todo o conhecimento e experiência dos seus pares para encontrar uma solução para a severa crise que atravessamos.
Burro, é o que sou, por ainda ter esperança.

VOTO BRANCO ATÉ AO FIM DA MINHA VIDA!

11 de junho de 2010

Fim do 2º Semestre

Como não podia deixar de ser, fiquei doente assim que senti o cheiro a férias. Típico do meu organismo. xD

Mas não acabou por completo, agora faltam os exames... E confesso que não estou muito confiante quanto aos resultados que poderei obter. (Isto é chato, mas eu também sou muito preguiçoso...)

Acima de isto tudo tenho só a dizer que estou feliz por este 1º ano acabar, e também por já não ser caloiro, pois o "Enterro" já passou, assim como o traçar das capas, e que devo dizer que foi muito DIVERTIDO!

 LQA 1º ano - 2010