Aqui estou eu uma vez mais, depois de muito tempo desaparecido.
Estou doente, com muito trabalho em todo o lado, seja no hiper ou na faculdade. Mas não estou infeliz, antes pelo contrário, a ocupação dá-me alento.
Adoeci há 3 dias devido à minha estupidez. Não consultei o safety sheet de um químico que uso correntemente em solução no laboratório e descobri da pior maneira o seu poder na forma de pó. Aprendi a importância da segurança em laboratório no 1º ano (ou até antes), e sinto que o castigo por me ter esquecido é bem merecido e felizmente que não foi pior.
Faltam apenas duas semanas para terminar o projecto de fim de curso (a parte prática), e pouco mais para terminarem as aulas. Tenho muito a escrever e a estudar ainda, o que assusta um pouco. Tudo acontece nas "extremidades" dos semestres.
Sexta passada estava cheio de febre na minha ultima aula de Tecnologia de Enzimas, mas sem duvida que penso que valeu a pena cada minuto daquelas 4 horas (embora ache que transparecesse o contrário devido aos meus espirros e tosse incessante, e calafrios numa sala que devia estar a uns 30ºC). Aprendemos a usar algumas ferramentas bioinformárticas como a
UniProt,
PDB,
Swiss-Model e
PyMOL. Com isto aprendemos a construir modelos 3D de proteínas de determinado organismo pouco estudado, com base num modelo de proteínas similares cuja estrutura já é bem conhecida.
Com este recente conhecimento consegui facilmente chegar à estrutura da proteína que estou a estudar no meu projecto, o factor de transcrição PerR, envolvido na resposta ao stress oxidativo.
Ainda há muito para estudar e aprender, ainda muito vai acontecer até terminar o semestre... E a Vida de Um Universitário chegará ao fim!
Modelo conhecido (a azul), sobreposto com a estrutura anteriormente desconhecida da PerR que estou a estudar (a verde)
Modelo da PerR que estou a estudar